Jovens de Mariana criam negócios em busca da independência financeira
    Teamwork of the staff, creative and friendly atmosphere

    Conheça um pouco da história de três jovens marianenses que já empreendem

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Alcançar o quanto antes a independência financeira é o desenho de muitos jovens espalhados pelo país, especialmente para aqueles nascidos na era da informação, em que é possível criar e alavancar qualquer tipo de negócio pela internet. Em Mariana, não é diferente, e a juventude deseja ter o controle do seu próprio dinheiro cada vez mais cedo.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    O Sistema Nacional de Empregos de Mariana (SINE) ofertou no último mês de maio em média 135 postos de trabalho formais por dia. Porém, mesmo frente a um contexto positivo, alguns jovens optam por seguir um caminho diferente, e criar seus próprios negócios.

    Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), obtidos por meio de um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), jovens de até 24 anos representam cerca de 7% do total dos empreendedores. Ou seja, eles são mais de 1,9 milhão de trabalhadores. Conheça a história de três jovens, moradores de Mariana, que criaram seu próprio negócio nos últimos anos.

    Victor Magalhães – Desce Dose Produções

    Victor Magalhães, 18 anos, é criador da Desce Dose Produções, empresa responsável pela organização de eventos, além de auxiliar na produção e divulgação de empresas da região. A Desce Dose já foi responsável pela organização de mais de 100 eventos por toda a Minas Gerais, incluindo a ExpoMariana 2022, os Blocos do Caixão e da Praia, durante o Carnaval de 2023.
    Além disso, a empresa já alcançou artistas relevantes no cenário nacional, como os rappers Djonga, Felipe Ret, Matuê e cantores como MC Hariel, Ludmilla, MC Cabelinho e João Gomes. Victor afirma que a principal motivação para que começasse a empreender é a vontade de ‘sair do comum’. “Eu sempre gostei de ir além, nunca gostei de ficar estagnado e desde novo, tive essa motivação. Não é só pelo financeiro, ele me garante a liberdade de ser novo e poder ir para onde quero e fazer o que desejo, mas (empreendi) também pela experiência de vida”.
    O jovem produtor conta que começou a empreender em novembro de 2021, quando com uma única van fez uma open-bar levando pessoas para um evento em Belo Horizonte. A partir disso, a sua atividade começou a atrair a atenção dos produtores da região para realizar um trabalho em conjunto.
    Ele conta que a Desce Dose tem lhe trazido conquistas, como a reforma de sua casa e a aquisição do seu primeiro carro, mas também a possibilidade de ser influente nas redes sociais. “Não só bens, o empreendedorismo me permitiu ter uma rede de 115 mil seguidores no Instagram, mais de 1 milhão de visualizações. Hoje, são muitas pessoas que já conhecem o meu trabalho.

    Deivid Kelvin – Identifique-se (Prove a sua Identidade)

    Deivid Kelvin, 17 anos, criador da “Identifique-se (Prove sua Identidade)”, uma loja de roupas voltada para o público masculino que completa um ano de existência neste mês de junho. Ele relata que além da busca pela independência financeira, seus pais também são empreendedores e que foram importantes para que ele desejasse criar seu próprio negócio.

    Sua mãe é dona da “Pastelaria da Manu”, no bairro Cabanas, onde também está localizada a loja de Kelvin. Além de roupas, a “Identifique-se” também vende carteiras, bolsas, mochilas, cintos, voltadas para ajudar os seus clientes que desejam criar a sua própria identidade através de roupas e acessórios.

    Ele diz que apesar de sua loja estar completando apenas um ano, já conquistou um público fiel que lhe permite ter uma loja bem montada, capaz de atender os clientes e lhe proporcionar mais conquistas. Ele diz desejar se capacitar mais, até conquistar sua completa independência financeira, casa e carro próprios, e até mesmo, expandir o seu negócio.

    Murilo Loredo – Solezz Streetwear

    Murilo Loredo, 21 anos, é técnico em automação industrial pelo Instituto Federal de Ouro Preto (IFMG) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Ele criou a própria marca de roupas, intitulada Solezz, voltada para o estilo ‘streetwear’. Segundo Murilo, o objetivo de sua marca é apostar na simplicidade para alcançar os mais diversos públicos.

    O jovem que empreende, muitas vezes, está em busca da sua independência financeira, com Murilo há também outros fatores. Ele conta que antes de criar a sua marca, trabalhou em uma loja de roupas na região, e nela passou a se interessar pelo estilo. “Eu trabalhei lá como designer gráfico e fui apresentado ao ‘streetwear’. Desde essa época, eu tomei gosto pelo estilo, não tinha feito nada prático, mas estudei sobre o assunto e procurava me atualizar, até que em 2022, eu resolvi colocar em prática”, diz.

    Murilo conta que uma das principais dificuldades de seu negócio foi trabalhar os valores. Por se tratar de uma região de cidades pequenas, a Solezz enfrentou uma falta de fornecedores. “Nossos fornecedores são sempre um pessoal de bem longe, então, a gente precisava trabalhar com um valor um pouco maior, um valor que fizesse sentido”, explica.

    O empreendedor acrescenta que sua equipe perdeu aproximadamente um mês de produção por conta da espera. “Essa demora acarretou outras demoras, acabou virando uma bola de neve, tudo por não ter aqui na região fornecedores que fizessem sentido para a gente”. Apesar disso, Murilo conta que ao lançar a marca, o engajamento foi um sucesso, e atualmente, o objetivo é que a Solezz seja a maior marca de streetwear em Ouro Preto e Mariana.