Associação de Moradores de Cachoeira do Brumado receberá 89 mil em apoio a Festa da Panela de Pedra

    Verba foi aprovada há apenas 16 dias do evento: vereadores criticam atraso do envio do projeto a Câmara.

    Por Hynara Versiani

    O Prefeito Edson Agostinho Leitão editou projeto de Lei nº 34/2023 visando aporte financeiro no valor de R$ 89.042,64 para a Associação de Moradores de Cachoeira do Brumado para realização da festa da Panela de Pedra de Cachoeira do Brumado.
    O projeto de lei foi votado última quarta-feira, dia 21 de julho de 2023, pela Câmara Municipal de Mariana e foi aprovou por unanimidade.
    A festa da Panela de Pedra, que está em sua 16ª edição, é um evento de grande importância para a comunidade local e atrai visitantes de várias regiões.
    No entanto, para este ano, houve uma demora para a iniciação dos preparativos para a festividade, tendo sido realizada a votação do projeto de lei que dá aporte à comunidade há apenas 16 dias do evento.


    O presidente da Associação de Moradores do distrito de Cachoeira do Brumado, Josimar Carvalho, ressaltou a aprovação unânime do projeto como um marco significativo. Segundo ele, a 16ª Festa da Panela de Pedra é uma celebração cultural de grande relevância para o distrito, representando a promoção da cultura local, enfatizando que a festa transmite toda a história e tradição da comunidade, e seu papel fundamental no desenvolvimento turístico, divulgando os artesãos e a história da região.
    Durante a sessão, o vereador Juliano Gonçalves (CIDADANIA) manifestou seu voto favorável ao projeto e reconheceu o trabalho do presidente da associação, Josimar, destacando sua liderança e dedicação em promover a Festa da Panela de Pedra.

    O vereador Juliano ressaltou a importância de um planejamento antecipado por parte da prefeitura, a fim de evitar contratempos na organização do evento, como a contratação de artistas. Ele mencionou que o projeto chegou para votação em cima da hora, apenas 16 dias antes da festa, o que dificulta o planejamento adequado.


    O vereador Manoel Douglas (PV), elogiou o empenho da Associação de Moradores de Cachoeira do Brumado em organizar a festa e criticou a demora do poder executivo em planejar e votar o projeto de lei de apoio. Ele ressaltou a importância das parcerias entre o poder público e a sociedade civil para o desenvolvimento de programas e ações voltadas para a sociedade.


    O Vereador Manoel Douglas destacou que a lei de 2014, a Lei 13.01, estabelece diretrizes e regulamenta as parcerias voluntárias envolvendo transferência de recursos financeiros, visando o interesse público.
    O Projeto de Lei nº 34/2023, de autoria do vereador e prefeito interino, Edson Agostinho Leitão (CIDADANIA), busca justamente atender essas demandas, estabelecendo uma contribuição e parceria com a Associação de Moradores do distrito de Cachoeira do Brumado.

    O projeto foi analisado pelas comissões permanentes da Câmara Municipal, seguindo todas as disposições legais pertinentes.


    O presidente da Câmara, Fernando Sampaio (PSB) destacou que a Festa da Panela de Pedra já é uma tradição do município, sendo de conhecimento do poder público que ela ocorre todos os anos. Por isso, o vereador acredita que há tempo hábil para que ela seja planejada com antecedência.
    Com a aprovação do projeto, espera-se que a festa seja realizada com mais segurança e estrutura, beneficiando tanto os moradores locais quanto os visitantes.

    A parceria entre a prefeitura e a associação é vista como uma medida positiva para fortalecer o envolvimento da comunidade e promover eventos tradicionais que valorizam a cultura e o turismo da região.

    Foto : Larissa Gambeline
    A Festa da Panela de Pedra está marcada para o dia 7 de julho de 2023. A comunidade espera que a parceria entre a prefeitura e a associação contribua para o sucesso do evento, proporcionando momentos de lazer, cultura e valorização da tradição local.