Unesco e a Fundação Renova promovem evento sobre Patrimônio em Mariana

    Por João B. N. Gonçalves
    Entre os dias 21 e 23 de junho de 2023, Mariana sediou o “Encontro de Patrimônios”, com objetivo valorizar e celebrar o patrimônio cultural da região. O evento foi realizado pela Fundação Renova em parceria com a Unesco, Secretaria de Educação da Prefeitura de Mariana e Secretaria de Cultura contando ofereceu uma programação que envolveu palestras, caminhadas pelo Centro Histórico, música e dança.
    Segundo a produção, o evento teve como propósito valorizar a cultura dos territórios, por isso, sua identidade visual foi cuidadosamente planejada para refletir aspectos da cultura local, como a religiosidade, a música, as artes e as histórias das pessoas da região, que foram explorados ao longo da programação.
    A abertura do evento foi realizada na última quinta-feira, 21 de junho, e contou com a presença do prefeito interino de Mariana, Vereador Edson Agostinho Leitão representantes da Fundação Renova e da Unesco.


    No segundo dia do evento, houve a abertura do Stand de Referências Culturais das Comunidades, uma mostra de trabalhos sobre educação e patrimônio, além de palestras que abordaram políticas públicas e educação patrimonial.
    No terceiro e último dia, os participantes puderam desfrutar de um percurso pelo Centro Histórico de Mariana, palestras sobre conservação-restauração e a importância do trabalho de preservação do patrimônio cultural, bem como workshops envolvendo plantas medicinais e inventários participativos.


    Também no terceiro dia, ocorreu o projeto “Memórias do Rio Doce”, de Sônia London e dos participantes do curso Formação em Tecnologia Social da Memória, em parceria com o Museu da Pessoa. A atração trouxe histórias de pessoas da região. Entre elas, a história de Ana Maria Ferreira, moradora de Barra Longa. Ana Maria compartilhou lembranças de sua infância no interior, onde a família se reunia para desfrutar das festas de fim de ano e saborear alimentos diferentes do dia a dia, os quais eram produzidos por eles mesmos.
    Durante o evento, também foram oferecidas experiências gastronômicas, um “café da roça”, sarau, apresentações artísticas e muito mais. Toda a programação foi cuidadosamente planejada para proporcionar momentos de aprendizado, reflexão e integração entre os participantes.