Na programação do 17º aniversário do Atelier de Artes Integradas, Itabirito recebeu entre os dias 23 e 25 de junho, no Complexo Turístico da Estação, a peça teatral de bonecos sobre as águas “Os Olhos do Surubim Rei”, do Grupo de Teatro Itinerante Kabana. O público teve a oportunidade, em quatro sessões, de conhecer os mistérios do Rio São Francisco e a técnica que faz os bonecos deslizarem sobre as águas.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
“A Prefeitura apoia as diversas expressões artísticas. Essa peça é prova de que a
cultura e a arte devem ser sempre valorizadas. Foi lindo acompanhar o teatro, que trouxe como elemento principal as águas do nosso Rio São Francisco, além de uma técnica pouco explorada no Brasil”, destaca o prefeito Orlando Caldeira.
“Foi uma alegria imensa receber e viver o espetáculo que faz parte do repertório do
grupo há dez anos. São encantadoras as possibilidades de criação no teatro de
bonecos. Encanta-me a
possibilidade de transfigurar um objeto,
um boneco em
personagem. Emoção é a marca registrada desse grupo de teatro de bonecos”,
enfatiza a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Júnia Melillo.
Técnica originada no Vietnã
A peça de teatro de bonecos traz uma técnica originada no Vietnã, no século XI, e retrata a vida, os costumes, personagens, mitos e lendas que povoam o Rio São Francisco. Avô e neto embarcam em uma pequena canoa, atendendo ao chamado do grande Surubim Rei, personagem mitológico temido e respeitado pelos ribeirinhos.
“Foi um prazer incluir Itabirito nesse programa de circulação com o espetáculo Os Olhos do Surubim Rei. Viemos para falar das nossas águas por meio do Rio São Francisco, que é um dos principais rios do Brasil. Itabirito é uma cidade que dialoga
com esse rio, uma vez que integra a bacia do Rio das Velhas e, posteriormente, suas águas chegam ao Rio São Francisco”, destaca o diretor da peça, Mauro Xavier.
Os bonecos esculpidos em madeira deslizam sobre as águas ao ritmo de melodias e percussões executadas ao vivo.
“Achei o espetáculo maravilhoso, único. Nunca tinha visto nada parecido com esse teatro de marionetes feito sobre a água. Trouxe também meu filho para ter essa experiência”, elogia Duilio Martins, do bairro Novo Itabirito, que prestigiou a peça na companhia dos familiares.
O espetáculo “Os Olhos do Surubim Rei”, em Itabirito, foi realizado pelo Instituto
Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura, e contou com apoio da Prefeitura de Itabirito. Fonte: PMI.