As organizações sociais de Antônio Pereira ganharam um novo aliado para o fortalecimento de suas ações. O Programa FortaleSer, lançado neste mês, tem como objetivo gerar sustentabilidade e empoderamento para as entidades, através de capacitações e assessoramento técnico. A iniciativa faz parte do Plano de Compensação e Desenvolvimento da Vale para a região, elaborado a partir das demandas da própria população.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
” Apoiar as organizações locais para fomentar a economia e a geração de emprego e renda é um dos objetivos do Plano de Compensação e Desenvolvimento da Vale nos territórios onde atuamos. Esperamos contribuir para deixar um legado para a comunidade”, afirma o gerente de reparação da Vale, Lucas Soares Silva.
O Programa FortaleSer vai apoiar organizações sociais locais no processo de estruturação de suas atividades.
Com duração de um ano, o FortaleSer vai beneficiar 12 entidades do distrito. Além dos cursos e oficinas de capacitação, as associações participantes receberão auxílio na regularização dos estatutos, assessoria para a captação de recursos e na criação de planos de negócios estratégicos.
“Estamos todos muito felizes. Tanto eu como toda a comunidade estamos muito ansiosos e sonhando que com o início do programa FortaleSer, várias associações que estão escondidas possam ser reconhecidas e consigam fortalecer,” contou Wemerson Rodrigues, atualmente está como presidente da associação de moradores de Antônio Pereira.
Plano de Compensação e Desenvolvimento
Com o compromisso de contribuir para o desenvolvimento e bem-estar nas comunidades onde atua, a Vale não tem medido esforços no sentido de reparar e compensar, de maneira definitiva, os transtornos causados em Antônio Pereira. Enquanto os trabalhos para a eliminação da barragem Doutor avançam, ações com o objetivo de levar soluções que promovam transformações duradouras no território são realizadas em paralelo.
Com valor total de R$ 55 milhões, o Plano de Compensação e Desenvolvimento foi construído a partir das sugestões da comunidade, por meio de consulta pública, do diálogo com o poder público e a criação de um comitê para que as principais necessidades locais fossem conhecidas e priorizadas. O projeto conta com medidas de caráter compensatório voltadas à infraestrutura urbana, saúde, educação, lazer, cultura, turismo, Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, dentre outras.
Relacionamento com a Imprensa – Vale
imprensa@vale.com