Ponto de embarque dos ônibus dos distritos pode ser transferida para o ponto de ônibus do centro de Convenções
Clique aqui para receber notícias do jornal O Espeto em seu whatsapp
Por Pedro Henrique
Em reunião realizada nesta quarta-feira (29/06/2023), a Câmara de Vereadores de Mariana, debateu sobre o ponto de ônibus da Rua Salvador Furtado, importante local de embarque e desembarque dos ônibus que saem de bairros importantes de Mariana como Alto Rosário e Cabanas, além de linhas das distritais e para o município de Ouro Preto.
Segundo Cristiane Costa, Engenheira do Departamento de Trânsito de Mariana (Demutran), em estudos realizados pelo órgão mostram que no horário do pico da tarde, as 18 horas, 31 ônibus, entre linhas municipais, distritais e intermunicipais param no endereço localizado na frente do terminal turístico da cidade.
Para ela, a alteração de algumas linhas para o ponto localizado no Centro de Convenções, seria uma alternativa para desafogar o fluxo de pessoas no local usando como exemplo, as linhas que saem dos distritos, colocando cerca de 290 metros de distância a mais do atual. Cristiane ressalta que a alteração não procura desativar a atual parada, mas sim melhorar o fluxo de pessoas que transitam por ali. Mudanças ocorreriam na nova parada de desembarque das linhas distritais como alargamento da cobertura que protege os usuários e melhorias na calçada.
Mas para o comerciante José Antônio, que tem um estabelecimento próximo ao ponto de ônibus, as mudanças propostas pelo Demutran, afeta a acessibilidade de pessoas que vem dos distritos para o Centro. Ele relata que a localização é fundamental para afazeres dessas pessoas e que por se tratar de pessoas mais velhas, a alteração do desembarque é prejudicial para esses usuários.
O embarque e desembarque das pessoas provoca uma lentidão na região. Além do transporte público, o deslocamento dos trabalhadores afeta diretamente o trânsito da cidade.
Capitã Marta Guido, Secretária de Segurança Pública de Mariana fala das reclamações que recebe: “O que mais preocupa as pessoas é o trânsito de Mariana. Nós somos cobrados todos os dias. Pessoalmente, na rua, pela rede social”.
Outro ponto discutido e que já tem reclamações recorrentes na cidade, são sobre os semáforos desativados no Centro da Cidade. Cristiane ressalta que alguns problemas tem de ser solucionados antes para o funcionamento dos semáforos: “Não adianta a gente colocar o semáforo em operação, se não eliminar os conflitos da Praça Tancredo Neves”.
Sr. Eliabe de Freitas, diretor do Demutran, explica os “conflitos”, expressão usada por ele e por Cristiane, da região: Os cruzamentos da Rua 16 de Julho, entroncamento da Rua Salvador Furtado, cruzamento da Rua Josafá Macedo com a Praça Tancredo Neves e o cruzamento da Praça Tancredo Neves com a Rua do Catete e Antônio Olinto.
Novas reuniões serão marcadas para a discussão de uma mudança que pode gerar impactos no deslocamento de usuários do transporte público, além de causar mudanças, positivas ou negativas, para outros.