Por: Pedro H. Souza
Aconteceu na última sexta-feira 30 de junho de 2023, o Arraiá da Comunidade da Figueira, no bairro Vila do Carmo em Mariana. O evento contou com as apresentações de José Paglioto, Marcelo Magrão, Mario Malute e Expedito Sanfoneiro.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Fundada em janeiro de 1990 pelo Arcebispo Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, o centro conta com 21 profissionais como psicólogos, assistente social e terapeuta ocupacional.
Atualmente, 65 pessoas estão sendo atendidas pelo centro. Dentre elas, 18 vêm da assistência social e 5 da Secretaria de Saúde do município. Entre os parceiros do projeto, estão a Prefeitura Municipal de Mariana, e o Rotary Clube de Mariana A comunidade faz parte da Fundação Marianense de Educação, ligado à Arquidiocese da cidade e que tem como objetivo atender pessoas com deficiência e que estão em vulnerabilidade social.
Solange Ribeiro dos Santos Reis, Coordenadora da Instituição, fala sobre a Comunidade da Figueira: “Estamos continuando esse trabalho, essa missão, produzindo amor aqui na comunidade”. Solange ressalta que 70 pessoas estão cadastradas no projeto, mas cinco pessoas não conseguem utilizar a estrutura, como a fisioterapia, por condições de transporte. Essas cinco pessoas moram em distritos e por isso a locomoção até a instituição fica mais difícil.
Durante o Arraiá, a coordenadora comemorou a volta da festividade, após os anos em que o evento não pôde ocorrer devido à pandemia de Covid-19. Solange ressalta que a alegria, amor e gratidão em torno da reunião de famílias na festa Junina mostra que o projeto traz muitas felicidades para a comunidade, uma verdadeira celebração à vida.
Prestigiadora do evento, Suely Werneck, veio de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, para prestigiar a festa junina. Ela exalta a importância do evento falando que a celebração é importante não só para o pessoal da comunidade, mas para Mariana em si. Para Sélia Nunes, voluntária do projeto, também segue a mesma linha e exalta que o Arraiá é relevante para arrecadar recursos para terminar obras no local.
O cantor José Paglioto, uma das atrações musicais da festa, exalta o clima bom presente na comemoração e a vontade de se apresentar para essas pessoas: “É uma coisa gratificante de fazer, o retorno é absurdo, você sai daqui energizado o resto do ano para tocar e cantar. É a quarta vez que eu participo. Não tem igual”.
Celebrando seus 33 anos de existência, a Comunidade da Figueira busca favorecer melhores condições de vida para cada aluno atendido e de forma integral, acolher pessoas com deficiência e ajudar em exercícios como locomoção, treinamento de atividades do dia a dia e preparo dessas pessoas para o contexto social.