Orquestra Escola: Itabirito recebe aula inaugural do projeto

    Itabirito recebeu no último sábado, dia 1° de julho, a aula inaugural do projeto Orquestra Escola de Itabirito. O evento, realizado na Casa de Cultura Maestro Dungas, reuniu pais, convidados e representantes dos poderes Legislativo e Executivo.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Realizado pelo Ministério da Cultura e Associação Cultural O Berço da Orquestra, o projeto tem patrocínio do Grupo Avante/Ferro Puro Mineração, e apoio da Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, em parceria com a Secretaria de Educação.

    “Itabirito é um celeiro de músicos e a Orquestra Escola irá destacar muitos desses talentos. É motivo de orgulho termos em nossa cidade uma orquestra, em que as possibilidades de formarmos músicos profissionais é grande já que as crianças e adolescentes selecionadas terão a chance de estudar música gratuitamente, aprendendo com grandes profissionais. Vermos apresentações de nossa orquestra no futuro será gratificante”, destacou o prefeito, Orlando Caldeira.

    Seletivas

    A iniciação do projeto ocorreu no dia 2 de maio de 2023. Nove escolas da rede pública de ensino de Itabirito foram visitadas por músicos do projeto que fizeram uma média de 100 apresentações musicais para alunos dos ensinos fundamental e médio.

    A iniciação ao projeto também contou com a apresentação dos instrumentos que serão ensinados nas aulas. As apresentações despertaram interesse em 150 crianças e adolescentes que efetivaram inscrição para a Orquestra Escola. Respeitando o limite da faixa etária estabelecida no projeto, 110 crianças, com idades entre 7 a 16 anos, foram selecionadas para iniciação ao projeto.

    Estrutura

    Os alunos selecionados contarão com 30 violinos, 12 violas, 12 violoncelos, 6 contrabaixos, 80 flautas doce, um piano digital e outros equipamentos necessários para execução do projeto.

    “O motivo de um projeto como esse é promover o acesso de crianças à música erudita. A formação de uma orquestra não se dá da noite para o dia. Nosso trabalho será grandioso para que isso ocorra o mais rápido possível, com foco na formação de crianças e jovens para tocarem na Orquestra Escola de Itabirito. Determinação e empenho é tudo que os alunos precisaram demonstrar, já que toda a estrutura é garantida para termos ótimos resultados”, reforçou o músico instrumentista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, coordenador e regente no projeto Orquestra Escola, Antônio Afonso Gonçalves.

    Aula inaugural

    A aula inaugural realizada por professores do projeto e convidados iniciou a fase de execução do Orquestra Escola. Foram executados clássicos de grandes compositores eruditos, como Mozart, Beethoven e Bach, além de clássicos brasileiros, que encantaram o público presente.

    “Hoje realizamos parte de um sonho dos membros da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, além de ser um grande sonho da Gestão, que consta até mesmo no plano de governo. Fazer da Orquestra Escola uma realidade é de grande importância para Itabirito, que é uma cidade muito musical”, finalizou a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Júnia Melillo. Fonte: PMI.