Sítio arqueológico Jardim dos Ingleses em Passagem tem sua importância reconhecida

    O IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, atendendo a ação civil pública proposta pelo Ministério Público de Minas Gerais, informou por ofício que sua área técnica de Coordenação de Arqueologia foi até Passagem de Mariana em local indicado e constatou a existência de um sítio arqueológico, denominado “Jardim dos Ingleses”. Na ocasião, expôs que o sítio arqueológico se encontra a poucos metros da entrada da Mina da Passagem e da Igreja Anglicana e Cemitério dos Ingleses.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
    No processo foi determinado à Prefeitura de Mariana que seja elaborado um projeto de sociabilização do Jardim dos Ingleses para permitir o acesso da população e de turistas, de forma a preservar os bens e fomentar o turismo local e regional. As ações de sociabilização podem envolver um projeto de paisagismo, desde que sejam previstas ações de prospecção, salvamento e acompanhamento arqueológico antes e durante a realização das obras aprovado pelo IPHAN.


    O processo foi promovido em 14/09/2022 para o Supremo Tribunal Federal .
    O sítio histórico arqueológico Jardim dos Ingleses foi usado não só pelos ingleses mas pela população de Passagem para confraternizações, pic nics, como bem lembram muitos moradores que tem lembranças felizes.
    Porém até hoje apenas limpezas foram feito no local. Urge a Prefeitura de Mariana cumprir os efeitos da decisão judicial nos outros itens, ou será necessário outra ação para isso ?