Conferência de Assistência Social reúne 600 pessoas em Mariana
    A ex-vereadora de Mariana Aida Anacleto, ressaltou a importância do evento como um espaço democrático para entender o verdadeiro papel da Assistência Social.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Maria Helena Carvalho, ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, proferiu palestra durante a conferência que debateu a reconstrução do Suas.
    A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Sra. Daniely Alves, ressaltou a necessidade de estabelecer diretrizes claras para as políticas de assistência social, a fim de torná-las eficientes.


    Por João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani


    Nesta sexta-feira, 07 de julho de 2023, o Centro de Convenções Alphonsus de Guimaraens, em Mariana, recebeu a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, que trouxe como tema central a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (Suas), atraiu mais de 600 pessoas, incluindo estudantes, profissionais da área e membros da sociedade civil.


    O tema central da conferência foi “o Suas que temos e o Suas que queremos”, debatido a partir de cinco eixos temáticos definidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Sendo eles: financiamento; controle social; articulação entre os segmentos e participação social; serviços, programas e projetos; benefício e transferência de renda.


    Além disso, ocorreu também a palestra da ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Maria Helena Carvalho. A ex-ministra falou sobre o funcionamento do Suas e como ele perpassa toda a sociedade civil, por meio de programas como o Bolsa Família e o CADÚnico.


    Durante o evento foram apresentadas propostas para a reestruturação do Suas e sua participação no município de Mariana. O prefeito interino Edson Agostinho Leitão expressa sua satisfação com o número de presentes no evento e ressalta a importância de discutir políticas públicas que beneficiem a sociedade. “É aqui que são debatidas as ideias, que não podem ficar somente no papel, precisam ser colocadas em prática. Se sairmos daqui com ideias e colocarmos dez em prática, já estaremos avançando”, diz.


    A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), Daniely Alves, ressaltou a necessidade de estabelecer diretrizes claras para as políticas de assistência social, a fim de torná-las eficientes. Ela enfatizou a importância da interação entre a assistência social e outras áreas, como saúde, educação, segurança pública e meio ambiente, para melhor atender às necessidades da população.


    A ex-vereadora e integrante da sociedade civil, Aida Anacleto, ressalta a importância do evento como um espaço democrático para entender o verdadeiro papel da Assistência Social. Ela ainda enfatiza a importância da presença da população nas conferências para que possam cobrar dos gestores públicos o cumprimento dos direitos da população, como a criação do Conselho de Segurança Alimentar.

    O que é o Suas?
    A Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), Daniely Alves, destaca que é um marco para Mariana ter o Suas.
    “Já foi um ganho a gente ter o Suas, mas temos muito a melhorar. Costumamos falar que a assistente social não vem com uma receita pronta, as casas são particulares, as demandas são diferentes e constantes”, relata. Ela ainda diz ser preciso fortalecer a equipe da assistência social do município, considerada pequena em relação às demandas da área.


    O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é utilizado para operacionalizar as ações de assistência social. No Brasil, o Suas possui quatro níveis de gestão: União, Distrito Federal, estados e municípios. A União é responsável pela formulação e coordenação das ações, enquanto os estados e municípios têm responsabilidades definidas nas normas operacionais.


    Funcionando como uma política pública que visa garantir os direitos sociais e a proteção social dos cidadãos em situação de vulnerabilidade ou risco social. O Suas é composto por um conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios que têm como objetivo promover a inclusão social, a melhoria das condições de vida e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
    O Suas é responsável por coordenar e integrar ações voltadas para a assistência social em todo o país. Ele busca garantir o acesso universal aos serviços e benefícios soco assistenciais, como o Bolsa Família, e também oferece acolhimento em situações de vulnerabilidade.