Repactuação e direitos dos atingidos são discutidos em Mariana com representantes do Governo Federal e deputada estadual Beatriz Cerqueira

    A audiência pública foi realizada dia 14/07/2023 na Escola Estadual Santa Godoy, em Mariana, e contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, do Desenvolvimento Agrário, da Secretaria Geral da Presidência e com a participação da deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT).

    João B. N. Gonçalves

    Na última sexta-feira, 14 de julho de 2023, representantes do Governo Federal realizaram uma reunião com os atingidos da Bacia do Rio Doce para discutir o processo de repactuação pelo rompimento da Barragem de Fundão, em 2015.


    O encontro, realizado na Escola Estadual Santa Godoy, em Mariana, contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, do Desenvolvimento Agrário, da Secretaria Geral da Presidência e com a participação da deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT).
    O objetivo da reunião foi ouvir as demandas e anseios dos atingidos em relação às ações de reparação, antes de levá-las para discussão em Brasília.

    A representante da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiza Vieira, afirmou que o governo está empenhado em buscar o diálogo com as populações afetadas e propor instrumentos de participação social que garantam uma repactuação justa e efetiva.

    Aida Anacleto, ex vereadora de Mariana e Deputada Estadual Beatriz Cerqueira


    A deputada estadual Beatriz Cerqueira ressaltou a importância do encontro realizado na última sexta-feira. Para ela, a presença de representantes do Governo Federal é relevante para que os atingidos possam falar e seus anseios serem considerados no processo de repactuação.

    Luiza Nazareno representante da Comunidade de Paracatu de Baixo

    Representando os atingidos de Paracatu De Baixo, Luiza Nazareno expressou sua indignação com a falta de reconhecimento e a demora na reparação dos danos sofridos pela comunidade. Ela ressaltou a importância de receber indenizações dignas e ter o direito de retornar às suas casas em condições adequadas. Luiza também pediu que os atingidos não se calem e levantem suas vozes, garantindo assim a dignidade e justiça que merecem.

    Zezinho do Bento

    Ex-presidente da Associação de Moradores de Bento Rodrigues, José do Nascimento, conhecido como Zezinho do Bento, manifestou sua satisfação com a presença dos representantes do Governo Federal em Mariana, mas lamentou a falta de transparência no processo de reparação. Ele expressou a necessidade de esclarecimentos sobre as ações realizadas até o momento, visando garantir que as medidas de reparação sejam efetivas e atendam às necessidades dos atingidos.

    Claudio Conrado – MAB

    Além das falas dos atingidos, Cláudio Conrado, membro do Movimento Atingidos por Barragens, ressaltou a importância de discutir a questão da reparação e abordou a preocupação com o rejeito de minério que continua presente na barragem de Candonga, afetando as comunidades da região. Ele salientou que os atingidos não querem apenas ser ouvidos, mas também participar das decisões da repactuação.