Mariana volta a ser capital de Minas em seu aniversário

    Por: Pedro Henrique de Souza e Leandro Henrique dos Santos

    A festa do Dia de Minas foi comemorada em um dos cenários barrocos mais imponentes do Brasil: Praça da Sé

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Mariana completou 327 anos neste domingo, 16 de Julho.
    A celula mater de Minas recebeu esse nome em homenagem Rainha Maria Ana de Áustria, esposa de Dom João V.

    A cidade já foi chamada de Vila do Ribeirão de Nossa Senhora do Carmo e Vila Real de Nossa Senhora do Carmo, até chegar ao nome atual, Mariana.
    Durante a cerimônia na Praça da Sé, no Centro Histórico, 50 pessoas foram homenageadas com a comenda do Dia de Minas , a mais importante do Estado, concedidas para personalidades que ajudaram no desenvolvimento da cidade, do estado e do Brasil.

    Entre os homenageados, nomes como Margareth Menezes, atual ministra da cultura, que não esteve presente, Ana Paula Caixeta, vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite (MDB), presidente da Assembleia Legislativa do estado, além de políticos da cidade e associações.

    Um dos homenageados da cerimônia, o vereador Manoel Douglas (PV), conhecido como Preto do Cabanas, ressaltou o sentimento de felicidade do município ser simbolicamente a capital do estado na data de seu aniversário: “Nós sempre seremos a capital de Minas por ser a primeira vila”. Emocionado por receber a medalha do dia de Minas Gerais, o vereador fala que essa oportunidade é para poucos.

    O Prefeito de Mariana, Edson Agostinho Leitão (CIDADANIA), falou sobre a importância da ocasião e também reconheceu a contribuição das pessoas presentes que fazem o município ser um dos mais importantes no país: “É um momento muito importante para a nossa cidade que nesse dia se torna a capital de Minas Gerais”


    Durante a tarde, várias dessas pessoas falaram na tribuna destinadas aos convidados. Um deles, o presidente da câmara de vereadores do município, Fernando Sampaio de Castro (PSB), criticou a ausência do governador Romeu Zema (NOVO) na solenidade: “Respeite Mariana pelo 16 de Julho. É uma vergonha o governador não participar de uma festa dessa em Mariana”
    Romeu Zema, que fez o “Dia de Minas” no sábado, dia anterior ao aniversário de Mariana, em Belo Horizonte, sequer convidou o atual prefeito para a solenidade: “Eu pelo menos não recebi convite e desconheço que chegou algum convite na prefeitura”, afirmou Edson Leitão.

    O dia de Minas foi Criado pelo ex prefeito Roque Camello e além de celebrar o aniversário de Mariana também celebra o aniversário de Minas Gerais.

    Mariana foi a primeira Vila, primeira cidade, primeira Capital