Mariana despede-se do arcebispo emérito Dom Geraldo Lyrio com uma última homenagem na Catedral da Sé

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Milhares de pessoas se reuniram nas cerimônias realizadas na Igreja de Nossa Senhora do Carmo e na Catedral da Sé para uma última homenagem a Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo Emérito de Mariana. A cerimônia foi realizada entre a noite de sexta e sábado (28 e 29 de julho), reunindo fiéis, autoridades públicas e da Igreja, vindas de várias partes do país para se despedir do cardeal.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    O cortejo com o corpo de Dom Geraldo chegou à cidade na noite de sexta-feira. A comoção tomou conta da Praça Minas Gerais, onde os fiéis se reuniram para acompanhar o cortejo fúnebre vindo do terminal rodoviário. As homenagens se estenderam ao longo da noite, com o corpo sendo velado no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora do Carmo.

    No sábado, foram realizadas três missas em memória de Dom Geraldo Lyrio Rocha. A primeira celebração, presidida pelo Bispo Diocesano de São João del Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, contou com a presença de fiéis e grande parte do clero marianense, além de representantes de diversas outras dioceses. Durante a missa, palavras de fé e conforto foram proferidas, enaltecendo o legado e a bondade de coração do Arcebispo Emérito.

    A segunda missa, presidida por Dom Valter Magno de Carvalho, teve a participação ativa de outros bispos e todo o clero, que se uniram para render suas últimas homenagens a Dom Geraldo. Às 14h, o corpo de Dom Geraldo Lyrio foi levado em cortejo da Igreja de Nossa Senhora do Carmo até a Catedral da Sé, onde ocorreu Missa Exequial, presidida pelo Dom Airton dos Santos, sexto arcebispo da Arquidiocese de Mariana, seguida do sepultamento do cardeal.

    O Padre Geraldo Buziani recordou a trajetória de Dom Geraldo Lyrio Rocha, desde sua chegada à Arquidiocese de Mariana, substituindo Dom Luciano, até a sua atuação marcante em várias esferas, como a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Padre Buziani ressaltou a sabedoria, inteligência, humildade e proximidade do Arcebispo Emérito, que cativou o coração de todos os fiéis, destacando sua dedicação a servir aos mais necessitados.

    Dom Geraldo Lyrio Rocha foi ordenado presbítero em 15 de agosto de 1967 em sua cidade natal, Fundão (ES). Sua trajetória na hierarquia da Igreja passou por diversas dioceses e arquidioceses até tornar-se Arcebispo Metropolitano de Mariana. Após completar 75 anos, teve seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco, passando a ser arcebispo emérito. Fotos: Caio Amora/Arquidiocese de Mariana