Para receber notícias do jornal O Espeto clique aqui
A acessibilidade é direito desde 19 de dezembro de 2000 com a promulgação da lei 10.098. Porém é um longo caminho desde as leis aprovadas pelo Congresso em Brasília virar realidade.
Porém a Câmara de Mariana deu importantes passos para tornar acessível a todos, como a contratação de interpretes em libras, linguagem brasileira de sinais feito na gestão do vereador Fernando Sampaio, assim como o acesso ao seu prédio com a instalação do elevador, inaugurados também na gestão do vereador Fernando Sampaio.
Na ocasião da inauguração do prédio da Câmara, dia 03 de agosto de 2023, o ex- presidente da Câmara Municipal de Mariana, Vereador Fernando Sampaio, disse ao jornal O Espeto que está muito satisfeito com o resultado do projeto de restauração e enfatizou.
“É uma honra muito grande poder entregar essa obra para Mariana, para Minas e para o Brasil. Ela estava não estava com a situação boa e o restauro realmente ficou muito bonito. Hoje, nós temos restaurada a parte elétrica, hidráulica, e os traços originais do prédio, além de contar com elevador, um ganho importante para democratizar o acesso ao prédio histórico da Câmara”.
A acessibilidade foi destacada como um dos principais avanços do projeto: “A nossa Câmara, a primeira do Estado de Minas, agora possui acessibilidade, o que é extremamente gratificante. Antigamente, subir essa cadeira era uma dificuldade, mas hoje, com o elevador, todas as pessoas podem acessar o prédio sem esforço algum”, disse o vereador Marcelo Macedo, presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras, destaca que a Casa da Câmara e Cadeia é o primeiro prédio histórico e tombado de Mariana com acessibilidade.
A primeira Câmara de Minas está dando o bom exemplo, tomara que sirva de inspiração para outras ações em prol da acessibilidade nos prédios públicos de Mariana e outras cidades.
Como tanto a contratação dos interpretes em LIBRAS como a inauguração da Câmara contando com elevador foi na gestão do Vereador Fernando Sampaio quando presidente, o parabenizamos pelo bom exemplo.