Vereadores de Mariana debatem criação de Fundo Soberano na repactuação com Vale, Samarco e BHP

    20% dos valores recebidos da CFEM ( Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais ) seriam destinados ao novo fundo

    Para receber notícias do jornal O Espeto no seu Whatsapp clique aqui

    João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Durante a última reunião ordinária da Câmara Municipal de Mariana, realizada na segunda-feira, 11 de setembro de 2023, os vereadores discutiram a criação de um Fundo Soberano relacionado à repactuação do acordo com as mineradoras Vale, Samarco e BHP pelo rompimento da Barragem de Fundão, em 2015.

    O vereador Ronaldo Bento (PSB), autor do Requerimento 295/23, solicitou ao chefe do Poder Executivo e à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mariana a estruturação desse Fundo Soberano. Segundo o vereador, 20% dos valores provenientes da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) deveriam ser destinados a esse fundo.

    Durante a reunião, o vereador Ronaldo Bento ressaltou a importância de não desvincular esse recurso do poder executivo, destacando a necessidade de diversificação da economia em Mariana, que conta com quase seis décadas de operações ligadas à mineração. Ele enfatizou que, após esse período, é crucial colher os frutos de uma gestão voltada à desvinculação do minério.

    O ex-vereador e agora Secretário de Governo, Marcelo Macedo, informou que Mariana está participando de negociações para um acordo de repactuação com as mineradoras.

    O prefeito Celso Cota também planeja apresentar diversos projetos para essa repactuação, considerando tanto a ação na Inglaterra como a possibilidade de realizar as negociações em Belo Horizonte.

    Para receber notícias do jornal O Espeto no seu Whatsapp clique aqui