Praça do Centenário em Itabirito é vandalizada em menos de uma semana após inauguração

    Por:João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Banheiros, luminárias e plantas foram alvos de depredação

    Menos de uma semana após sua  inauguração, a Praça do Centenário, em Itabirito, já foi alvo de atos de vandalismo. O espaço, que foi inaugurado no dia 6 de setembro de 2023, é concebido como um marco para celebrar os 100 anos da cidade, e logo no primeiro final de semana teve brinquedos estragados, banheiros quebrados e até plantas roubadas.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    O prefeito Orlando Caldeira detalhou os estragos causados durante o último final de semana. Segundo ele, o parquinho infantil foi danificado, os banheiros públicos tiveram torneiras e fechaduras destruídas, além de pedras que foram arremessadas nos vasos sanitários. As luminárias suspensas foram alvo de depredação, e mais de 200 plantas ornamentais foram roubadas, e precisaram ser repostas pela prefeitura.

    Orlando Caldeira ainda expressou sua frustração diante dos danos causados e destacou a necessidade de cuidados dos moradores. “Nós precisamos fazer com que essa praça realmente tenha um sentimento de pertencimento de toda a população e também dos turistas para que não estrague”, declarou.

    O Secretário de Segurança, Admilson Santiago, ressaltou que o dano ao patrimônio público é um crime e que as autoridades estão empenhadas em identificar os responsáveis. “Esse dano ao patrimônio público é previsto no nosso ordenamento jurídico. As pessoas serão responsabilizadas por identificações feitas através das câmeras de monitoramento”, disse. Ele também destacou o papel da Guarda Municipal em garantir a segurança dos frequentadores da praça e prevenir futuros atos de vandalismo.

    A Secretária de Urbanismo, Amanda Santos, acrescentou que a praça foi projetada com acessibilidade em mente, com a instalação de parquinhos adaptados. Ela fez um apelo aos pais e responsáveis para que orientem as crianças sobre o uso adequado desses equipamentos, lembrando que eles foram projetados para pessoas com mobilidade reduzida.

    A Praça do Centenário está localizada na Rua João Pessoa, no centro da cidade. O espaço conta com playground, bancos e mesas, anfiteatro, locais de apoio e espaços arborizados com acesso livre para a população.