Pesquisador do IFMG de Ouro Preto apresenta Ventilador Pulmonar Mecânico em Brasília

    O respirador se destaca por sua simplicidade e praticidade, sendo projetado para funcionar de forma independente, sem a necessidade de software, é resistente a ataques cibernéticos, compatível com geradores de energia e com uma autonomia de uma hora e dez minutos.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Por João B. N. Gonçalves
    Uma equipe de pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), campus de Ouro Preto, desenvolve o “Ventilador Pulmonar Mecânico” para auxiliar pacientes com insuficiência respiratória.

    O projeto foi apresentado dia 13/09/2023 em uma reunião interministerial em Brasília, com a presença dos Ministérios da Ciência e Tecnologia, Educação, Indústria e Comércio, Saúde e Desenvolvimento Social.


    O time de pesquisa foi formado pelos Professores Doutores Pedro Camargo e Felipe Alves, o professor Mestre Humberto Coelho, o estudante de mestrado Gabriel Soares e a estudante de Engenharia Civil Daniely Brito.
    A equipe uniu esforços para desenvolver um ventilador pulmonar mecânico para atender as demandas específicas do sistema de saúde brasileiro, especialmente em regiões do interior.


    O Professor Pedro Camargo, responsável por apresentar o projeto na reunião interministerial na capital do Brasil, expressou ao Jornal O Espeto sua satisfação com o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo IFMG.


    “Apresentar esse invento numa reunião interministerial é uma vitória imensa para todos nós pesquisadores dos institutos federais”.
    O professor Felipe Alves, um dos idealizadores do projeto, explicou que a motivação por trás do desenvolvimento do ventilador pulmonar foram os problemas que surgiram no início da pandemia de Covid-19, nos primeiros meses de 2020.
    “O que motivou o projeto do respirador foi a situação encontrada ali no início da pandemia, com pacientes desenvolvendo insuficiência respiratória, com os hospitais, não só do Brasil, mas do mundo todo, com insuficiência de alguns equipamentos e materiais relacionados ao combate ao coronavírus”, diz.


    Segundo a equipe de pesquisa, o respirador desenvolvido pelo IFMG se destaca por sua simplicidade e praticidade, sendo projetado para funcionar de forma independente, sem a necessidade de software ou conhecimentos avançados em programação. Além disso, é resistente a ataques cibernéticos, possui autonomia de uma hora e dez minutos e é compatível com geradores de energia.


    O estudante de mestrado Gabriel Soares e a engenheira civil Daniely Brito ressaltam os desafios enfrentados pela equipe durante o desenvolvimento do projeto, destacando a necessidade de encontros presenciais em meio à pandemia e a busca por recursos financeiros para a realização do protótipo. Porém, eles salientam que o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do próprio IFMG foi fundamental para a aquisição de equipamentos e fornecimento de bolsas de pesquisa.


    A equipe reforça que o desenvolvimento do Ventilador Pulmonar Mecânico representa um avanço significativo na área e é um exemplo das contribuições dos Institutos Federais para a pesquisa e inovação em saúde, reforçando a importância do investimento em ciência e tecnologia para o bem-estar da população.


    Os pesquisadores estão comprometidos em disponibilizar gratuitamente o uso desse respirador para o Sistema Único de Saúde – SUS, demonstrando um compromisso inequívoco com a melhoria da qualidade de vida da população brasileira e em prol da saúde pública.