Evento tratou do cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência
Por Hynara Versiani e João B. N. Gonçalves
Na última terça-feira, dia 19 de setembro de 2023, ocorreu no Centro inacabado de Convenções de Mariana a Primeira Conferência Municipal das Pessoas com Deficiência. O encontro foi realizado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede) e pela Prefeitura Municipal, com o apoio da Associação das Pessoas com Deficiência de Mariana (Adem).
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
O evento, que lotou o auditório Maestro Aníbal Walter, contou com membros da Comunidade da Figueira, da população marianense e até mesmo de cidades vizinhas, como Catas Altas.
Daniely Cristina, Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, afirma que, apesar de todas as dificuldades, o município não mediu esforços para a realização da conferência. Ela citou o Censo Demográfico mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para mostrar a importância de se debater o tema. De acordo com seus dados, quase 19 milhões de pessoas com dois anos ou mais possuem algum tipo de deficiência, representando 8,9% da população brasileira nessa faixa etária. Dentre elas, 47,2% possui 60 anos ou mais, o que equivale a aproximadamente 8,8 milhões de pessoas.
Além dos dados, a Secretária Daniely evidencia que é de suma importância identificar as pessoas, suas respectivas deficiências, e obter diferentes bases de dados para que seja possível o desenho de políticas públicas eficientes no município:
“As pessoas com deficiência enfrentam sempre mais barreiras, e é nosso dever, como sociedade e representantes do poder público, mudar esse cenário, investindo em iniciativas de acessibilidade e inclusão social”, ressalta.
Vice-Prefeito de Mariana, Cristiano Vilas Boas salienta que esse é um momento histórico para a cidade:
“É a primeira conferência desse tipo na história de Mariana, e estamos em um momento de retomada das políticas públicas e das políticas de inclusão”, destaca. O vice promete que, a partir de agora, com o secretariado definido, a prefeitura estará empenhada em mais projetos de inclusão social.
A Diretora Estadual de Política para Pessoas com Deficiência, Ana Lúcia, diz que há toda uma história de luta da pessoa com deficiência:
“Hoje, graças a esses heróis e essas heroínas, que lutaram quando nem se falava sobre acessibilidade, nós temos direitos. Estamos em uma cidade histórica reconstruindo a acessibilidade”, celebra. Ana Lúcia também é presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Além das palestras e da participação das autoridades, a Comunidade da Figueira realizou uma apresentação de canto da música “Se Eu Quiser Falar Com Deus”, de Gilberto Gil, emocionando a todos os presentes.