Foi aprovado durante a reunião da Câmara de Ouro Preto nesta terça-feira 26 de setembro de 2023, a representação do vereador Júlio Gori, a ser encaminhada ao Ministério Público de Minas Gerais.
Em sua representação o vereador solicita ao Ministério Público de Minas Gerais que acione a Mineradora Vale S.A. assim como a Empresa Tecnosonda S/A, tendo por objetivo que as empresas realizem a manutenção ou até mesmo efetuem obras de pavimentação asfáltica na estrada Pedra Amolar, via de acesso ao distrito de São Bartolomeu, proximidades do trevo da Jacuba.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
No mesmo sentido, a recuperação da pavimentação de ruas do Distrito que são frequentemente utilizadas como rotas do trânsito dos caminhões traçados e máquinas das empresas.
A representação ainda diz que; A Mineradora Vale S.A. há meses tem realizado obras nas proximidades do Distrito de São Bartolomeu, utilizando-se da prestação de serviços da Empresa Tecnosonda S/A, que opera com caminhões traçados e máquinas pesadas para o transporte de equipamentos e matérias para obras da Mineradora, ocasionando desgastes em diversos pontos da estrada da Pedra Amolar, assim como o excesso de poeira na região; da mesma maneira, provoca degradações na pavimentação das ruas no distrito.
Em determinados horários a empresa atua deslocando de 8 a 10 caminhões de grande porte por escala.
As ruas da comunidade de São Bartolomeu foram projetadas para a circulação de veículos de baixo impacto, não estando preparadas para o fluxo contínuo de frota pesada.
Utilizadas em desacordo com a sua capacidade, tem ocasionado consequências necessárias de intervenções visando a reparação dos danos e a proteção do patrimônio público.
A estrada da Pedra Amolar, acesso entre o Distrito de São Bartolomeu a Ouro Preto é um ambiente natural, patrimônio de todos! Composta de vegetação nativa e terra solta, a via, por sua natureza tem sua função voltada para o turismo e deslocamento das comunidades rurais da região, foi construída especialmente para o trânsito de veículos de pequeno porte.