“ É preciso fazer a mamografia” disse o Secretário de Saúde, Dr. Leandro Ferreira, sobre a campanha Outubro Rosa para chamar a atenção das mulheres para fazer o exame. A Dra. Laura Gomes, ginecologista, falou sobre a importância dos exames preventivos. Na próxima sexta-feira, 6 de outubro de 2023, haverá uma caminhada e roda de conversa no centro da cidade e ações nos distritos para informar à população sobre o tema. A Vereadora Beth Cota disse que : “Não basta apenas iluminar a Câmara de rosa, é preciso falar sobre câncer de mama o ano todo.”
João B. N. Gonçalves
Na última segunda-feira, 2 de outubro de 2023, durante a 30ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Mariana, vereadores junto à Secretaria de Saúde lançaram oficialmente a campanha do Outubro Rosa. O objetivo central da iniciativa é disseminar informações essenciais para a prevenção e tratamento do câncer de mama.
A Dra. Laura Gomes, ginecologista, enfatiza a importância dos exames preventivos: “É um momento de orientar as mulheres a fazerem os exames de prevenção. Além de orientar alguns atos que ajudam a prevenir o câncer. Os sintomas são tardios, a mamografia é o principal exame. Os principais sintomas são os nódulos. O mais importante é manter a periodicidade da mamografia”, orienta.
Na campanha do Outubro Rosa, em Mariana, membros da Secretaria de Saúde ressaltam a importância da busca ativa das mulheres pela Unidade Básica de Saúde (UBSs).
Na próxima sexta-feira, 6 de outubro, haverá uma caminhada e roda de conversa no centro da cidade, para informar à população sobre o tema. Ao mesmo tempo, nos distritos cada UBS realizará um trabalho específico com a comunidade.
O Secretário de Saúde, Leandro Ferreira, fala sobre a relevância da campanha: “É muito importante que a gente faça um trabalho de prevenção. O Outubro Rosa é isso. A campanha é para chamar a atenção das mulheres para fazer o exame. Não é só o autoexame, é preciso fazer a mamografia”. Ele enfatizou a necessidade de mobilizar parentes e amigos para a causa.
Até hoje, segundo informações ditas na reunião, a Prefeitura de Mariana envia as mulheres para fazer exame de mamografia em Itabirito, a 60 km de distância. Vereadores falaram sobre a urgência da aquisição do equipamento, pois a cidade vizinha não consegue atender à demanda.
O vice-presidente da Câmara de Mariana, Fernando Sampaio, reforça a necessidade da disponibilização de um tratamento adequado, incluindo a mamografia. “Um câncer descoberto no início tem mais chances de ser curado. Espero que a gente possa avançar na aquisição de um aparelho de mamografia também”, pontua.
Como modo de disseminar mais informações para as mulheres, a vereadora Beth Cota propõe a realização do “Dia do Auto Cuidado”, voltado para mulheres. Elas terão acesso a palestras específicas sobre o tema, com o intuito de promover a conscientização acerca do câncer de mama. Beth Cota ressalta: “Não basta apenas iluminar a Câmara de rosa, é preciso falar sobre câncer de mama o ano todo. Nós mulheres precisamos falar o tempo todo sobre isso. O poder público em geral deve fazer uma campanha mensal, para estarmos sempre alertando a população”.
Outros temas da reunião
A reunião contemplou a leitura e discussão de projetos de lei. Entre eles, o Projeto de Lei n° 121/2023, de autoria do prefeito Celso Cota, que propõe a proibição do fornecimento, comercialização e circulação de bebidas em recipientes de vidro em eventos públicos.
Outro projeto relevante é o de autoria da vereadora Sônia Azzi, o Projeto de Lei n° 122/2023, que trata da criação do “Programa ouvir, proteger e amparar no âmbito do município de Mariana”.
Dentre os projetos apresentados, destaca-se o de número 124/2023, de autoria dos vereadores Edson Agostinho, Fernando Sampaio e Manoel Douglas, que busca alterar dispositivos da Lei n° 3377 de 15 de dezembro de 2020, autorizando a concessão de cestas de final de ano aos Servidores Públicos Municipais do Poder Legislativo.
Também foi abordado o Projeto de Lei n° 125/2023, proposto pelo vereador José Sales, que propõe a alteração da denominação do prédio público Posto de Saúde Passagem de Mariana para Posto de Saúde Dr. Oswaldo Guimarães.
Além dos projetos de lei, a sessão incluiu a apreciação de pareceres. O Projeto 119/2023, de autoria do prefeito Celso Cota, que autoriza o município a conceder transferência de recursos para a Corporação Municipal Sagrado Coração de Jesus, no valor de R$ 27 mil, foi aprovado por unanimidade. Da mesma forma, o Projeto 120/2023, também em parceria com a mesma entidade, que autoriza a transferência no valor de R$ 80 mil, também obteve aprovação unânime.