Mariana recebe seminário sobre redução de desastres

    Evento reuniu autoridades e especialistas em segurança pública para debater sobre os cuidados necessários em situações de risco. “Temos uma preocupação com o período de chuvas, e Minas Gerais é o Estado em que mais acontece desastres naturais. A Defesa Civil atua preventivamente e também na contenção”, disse o vice-prefeito Cristiano Vilas Boas.

    Para receber notícias via whatsapp produzidas pelo jornal O ESPETO clique aqui


    João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani


    Nesta terça-feira, 17 de outubro de 2023, o Centro de Convenções de Mariana recebeu o Seminário de Redução de Desastres.
    O evento contou com a presença de autoridades e especialistas em segurança pública e defesa civil do município e do Estado para debater sobre boas práticas de prevenção e contenção de desastres.
    Estiveram presentes na abertura do seminário, o vice-prefeito Cristiano Vilas Boas, o deputado federal Pedro Aihara, o chefe do Gabinete Militar de Minas Gerais, Frederico Otoni, a Secretária de Segurança Pública de Mariana Capitã Marta Guido, o comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militares de Ouro Preto, Tenente Guilherme Torres e o subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Mariana Webert Estopa.


    O deputado federal Pedro Aihara enfatizou a relevância do evento afirmando que “defesa civil somos todos nós” e que “um evento como esse é importante para discutir boas práticas e compartilhar bons ensinamentos”. Além disso, ele ressaltou que Minas Gerais é o Estado mais atingido por desastres, recordando também do rompimento das barragens de Fundão (2015) e de Brumadinho (2019).
    O deputado federal fez uma chamada à necessidade de planos de contingência bem elaborados dada a imprevisibilidade das catástrofes:
    “Desastres não acontecem em dias de semana com horário previsto. É no sábado, no domingo, quando meu melhor funcionário está de férias, quando a pessoa responsável não está disponível, quando meu chefe está de folga com a família e não pega no celular”, disse.


    O vice-prefeito Cristiano Vilas Boas destacou a atuação da Defesa Civil em Mariana e também compartilhou suas preocupações com a segurança no município. “Temos uma preocupação com o período de chuvas que se repete todo ano, e Minas Gerais é o Estado em que mais acontecem desastres naturais. A Defesa Civil atua preventivamente e também na contenção”.
    O vice-prefeito ainda destacou que as palestras realizadas seriam de grande importância para os profissionais e estudantes da área no município.

    O evento contou com uma série de palestras para aprofundar o debate sobre o tema, incluindo uma palestra do deputado Pedro Aihara que conta com 11 anos de experiência no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais.

    A capitã Marta Guido, secretária de Proteção e Defesa Civil, destacou que o evento é muito importante e trás muito aprendizado e informação para todos presentes, como estudantes e profissionais da área.

    Controle de qualidade do jornal O ESPETO : Se você leitor ou leitora deseja comentar, criticar, colaborar com esta notícia ou sugerir outras entre em contato com com a nossa edição pelo email: oespeto1@gmail.com