Força Local completa 3 anos com desembolso de mais de R$ 2 bilhões 

    Iniciativa foi criada para fomentar o desenvolvimento socioeconômico nos territórios onde a Samarco atua em Minas Gerais e no Espírito Santo

    O programa Força Local completa 3 anos nesta semana com a Samarco e suas contratadas desembolsando mais de R$ 2 bilhões em compras de materiais e serviços com 2.800 fornecedores locais. A iniciativa foi criada a fim de contribuir com o desenvolvimento das empresas e da força de trabalho, fomentando o desenvolvimento socioeconômico dos territórios onde a empresa atua em Minas Gerais e no Espírito Santo.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Desde outubro de 2020 mais de 160 empresas foram certificadas no pilar de desenvolvimento e qualificação, impactando mais de 14 mil pessoas em Mariana, Ouro Preto, Catas Altas e Santa Bárbara (MG), e de Anchieta, Piúma e Guarapari (ES). O programa disponibilizou 650 vagas de cursos de capacitação profissional nos dois estados. Mais de 3.650 pessoas participaram de palestras e workshops promovidas pelo programa.

    “Participar do Força Local foi um divisor de águas. Somos atuantes e atentos a todas as ações oferecidas como lives e cursos, focadas no nosso desenvolvimento, para que estejamos sempre aptos a atender as demandas”, ressaltou o proprietário da Mega Distribuidora, Rodrigo Viana, empresa de Guarapari (ES).

    “A caminhada junto ao Força Local tem sido bastante agregadora para a nossa empresa, uma vez que nos permite aprimorar aspectos como gestão por resultados, liderança, cultura organizacional e governança corporativa”, destacou o gerente da JM Serviços, Daniel Bastos, de Santa Bárbara (MG).

    Parceria com o Sebrae

    Em julho deste ano a Samarco firmou parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para promover ações destinadas ao desenvolvimento dos empreendedores dos municípios onde a empresa atua. As jornadas Microempreendedor Individual (MEI), Empretec – programa de formação de empreendedores, Vender Mais/Gestão Competitiva e Gestão de Pessoas e Liderança foram iniciadas em agosto deste ano e visam a qualificação dos fornecedores.

    Além dessas capacitações gratuitas, o programa conta com um Catálogo Eletrônico de Fornecedores Locais. A 3ª edição foi lançada em setembro deste ano, com 537 empresas contempladas e dos mais variados ramos, como Elétrica, Mecânica, Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia da Informação, Segurança do Trabalho, Saúde, entre outros.

    “Constatamos as mudanças que o programa promoveu nos negócios dos fornecedores que estiveram conosco ao longo desses três anos. Queremos atrair novos parceiros e avançar cada vez mais, compartilhando valor com os territórios que nos recebem”, destacou a coordenadora do Força Local, Elisangela Toledo.