Projeto de autoria da vereadora Lilian França busca a criação de Centro de Treinamento Paraolímpico

    Hynara Versiani e João B. N. Gonçalves

    Nas últimas semanas, Ouro Preto passou a discutir a criação de um novo espaço de inclusão para os atletas do município. A vereadora Lilian França propôs um Projeto de Lei que visa criar o Centro de Treinamento Paraolímpico da cidade, um espaço destinado a treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções paraolímpicas.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    A vereadora explicou que o principal objetivo do projeto é promover a inclusão no esporte, reconhecendo o poder transformador desta prática na vida dos indivíduos e em suas famílias. “O esporte é um instrumento de saúde e transformador de vidas, moldando seres humanos e atuando diretamente no crescimento pessoal e familiar”, ressalta Lilian França.

    O Centro terá uma variedade de funções, abrangendo desde o treinamento para futuras gerações de atletas de esportes adaptados até a preparação física, formação de técnicos, árbitros, gestores e outros profissionais. Além disso, será um ambiente interdisciplinar que envolverá áreas como medicina, fisioterapia, psicologia, fisiologia, biomecânica, nutrição e metodologia do treinamento.

    Quanto às modalidades esportivas, o Centro dará prioridade a competições nos Jogos Paraolímpicos, incluindo atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, natação, esgrima, futebol de cinco, futebol de sete, goalball, halterofilismo, judô, rúgbi, tênis, tênis de mesa, triatlo e voleibol sentado.

    Para viabilizar a implantação deste centro de excelência, o Poder Executivo Municipal buscará firmar convênios com o Poder Federal e o Poder Estadual de Minas Gerais. A vereadora Lilian França destaca a importância desta parceria público-privada, que permitirá aproveitar as estruturas já existentes no município.

    Questionada sobre a relevância do projeto para Ouro Preto e para o estado de Minas Gerais em termos de inclusão ao esporte, a vereadora enfatiza o peso histórico da cidade. “Ouro Preto, devido à sua relevância histórica reconhecida mundialmente, tem peso o suficiente para servir de espelho na luta pela inclusão, e o esporte é fundamental para esta pauta”, afirma.

    A construção do Centro Paraolímpico representa não apenas um avanço em termos esportivos, mas também uma oportunidade de mudar vidas e projetar atletas para competições futuras. A vereadora Lilian França acredita que Ouro Preto pode se tornar um exemplo nacional na promoção da inclusão ao esporte. “Daremos oportunidade para mudar a vida de jovens com deficiência por meio da inclusão ao esporte”, concluiu.