Adem promove projeto “Cuidar de quem cuida”

    Ação objetiva acolher responsáveis, cuidadores, amigos e familiares de pessoas com deficiência

    Por: Hynara Versiani e João B. N. Gonçalves

    A Associação das Pessoas com Deficiência de Mariana (Adem) está promovendo o projeto “Cuidar de quem cuida”, com o intuito de proporcionar apoio e cuidado aos responsáveis, cuidadores, amigos e familiares de pessoas com deficiência. O projeto é financiado pela Prefeitura Municipal e oferece atendimentos de auriculoterapia, massoterapia, reflexologia podal, entre outros tratamentos.

    O terapeuta Guilherme Gontijo, com 15 anos de experiência em medicina tradicional chinesa, destaca a importância do projeto. “Aquele que cuida do deficiente não tem lugar para se cuidar, e está em um nível de estresse além da conta. Ele pode estar em um risco social muito grande e não ter como receber assistência”, informa Guilherme, que também é supervisor do ambulatório da Adem.

    O projeto, que conta com uma verba de aproximadamente 36 mil reais, oferece atendimentos específicos em dois dias distintos. Uma tarde é dedicada à supervisão, visando aprimorar as técnicas dos terapeutas, enquanto o outro dia é destinado aos atendimentos aos cuidadores.

    Guilherme Gontijo destaca que a auriculoterapia é um dos destaques do projeto. “A auriculoterapia é uma terapia muito eficaz e que pode trazer muitos benefícios para os cuidadores”, afirma. A auriculoterapia é uma terapia milenar chinesa que utiliza pontos específicos da orelha para tratar diversos problemas de saúde, como dores, ansiedade, depressão e insônia.

    Os atendimentos ocorrem nas sextas pela manhã e nas quartas à tarde, enquanto as supervisões são realizadas nas sextas à tarde. O projeto visa manter 40 horas mensais de atendimento de auriculoterapia, proporcionando um espaço de cuidado e convivência para aqueles que dedicam suas vidas ao cuidado de pessoas com deficiência.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui