Parceria entre o TJMG e a Prefeitura de Mariana ofereceu serviços do Primeiro Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Itinerante (Cejusc), no distrito de Cachoeira do Brumado. Além disso houve atrações educativas sobre primeiros socorros, regras de trânsito e palestras voltadas para crianças, jovens e adultos.
Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani
Nesta sexta-feira, 10 de novembro de 2023, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), a Prefeitura de Mariana promoveu o Primeiro Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Itinerante (Cejusc), no distrito de Cachoeira do Brumado.
Durante todo o dia, serviços como emissão e regularização de CPF e carteira de identidade, consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa foram oferecidos a centenas de pessoas da comunidade.
O evento foi realizado na Escola Municipal Aníbal de Freitas e contou com a participação do prefeito de Mariana, Celso Cota e do vice, Cristiano Vilas Boas; do presidente da Câmara dos Vereadores, Edson Agostinho (Leitão) além de integrantes do TJMG, como a juíza de Direito e coordenadora do Cejusc, Fernanda Mascarenhas e da desembargadora Ana Paula Caixeta.
O prefeito de Mariana Celso Cota destacou a união dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para a realização do evento:
“Nós temos que fortalecer momentos como esse, que unem os três poderes e levar para mais distritos”. Ele ainda ressaltou a importância da ação para a população do distrito. “Com essa iniciativa, o judiciário procura envolver e orientar a comunidade, resolver questões mais simples e evitar judicialização. Com isso, humanizamos o TJMG e só podemos agradecer pela oportunidade”, disse.
Segundo a juíza da Segunda Vara Cível e Criminal de Execução Penal de Mariana e coordenadora do Cejusc, Fernanda Mascarenhas, mais de 800 seriam atendidas durante todo o evento. Ela também ressaltou a humanização do Poder Judiciário, destacando o Cejusc como uma forma essencial de aproximação com a população:
“É a principal maneira do Poder Judiciário chegar à comunidade e realmente atender aqueles que mais precisam do sistema de Justiça”, afirmou.
O presidente da Câmara de Mariana, Edson Agostinho (Leitão), relembrou seu mandato como prefeito interino e as ações desenvolvidas junto à comunidade de Cachoeira do Brumado, como a entrega da E.M Aníbal de Freitas. Ele ainda expressou sua satisfação em participar do evento e agradeceu ao apoio da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, enfatizando a importância dessas iniciativas que aproximam a administração pública dos cidadãos.
Além das ações voltadas para emissão de documentos e esclarecimento de dúvidas jurídicas, o Primeiro Cejusc também teve atrações educativas sobre manobras de primeiros socorros, regras de trânsito e palestras voltadas para crianças, jovens e adultos.