Design urbano de Mariana : da ordem aos caos
    Cabanas : bairro mais populoso de Mariana cuja infra estrutura é um desafio com crescimento desordenado pelas invasões que já ligam Cabanas a Passagem pela estrada antiga.


    Prefeitura de Mariana deu mal exemplo e fez rua até em linha férrea na administração de Duarte Junior
    Mariana foi a primeira cidade de Minas, isso todos sabem ou deveriam. O que muitos não sabem é que Mariana também foi a primeira cidade projetada, ou seja, suas ruas e praças, locais para Igreja, de todo o atual centro histórico foram planejados, desenhados pelo sargento português José Fernandes Pinto Alpoim, um dos grandes nomes da arquitetura no Brasil colonial no século XVIII podemos seus trabalhos arquitetônicos também no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.

    Para receber notícias do jornal O Espeto em seu whatsapp clique aqui


    Porém hoje com os avanços, com programas de computador “autocad”, cursos de engenharia, arquitetura, vemos Mariana crescendo de forma desordenada pelas encostas nas chamadas “invasões”. Mariana está sitiada de invasões, que também acontecem em muitos distritos, como em Bandeirantes onde até a prefeitura de Mariana, na Administração Duarte Junior, deu mal exemplo invadindo área da linha férrea, que virou uma rua próximo a estação de trem ! Se o trem voltar um dia, vai ter que demolir muita casa !


    As invasões não foram combatidas, mas incentivadas nos últimos dez anos com doação de material por políticos como disse o delegado Dr. Cristiano Arantes Casterlucci em reunião da Câmara em 2020.
    Da ordem do belo design urbano em 1745, tempo do império português, com ruas largas, espaço para Igrejas e adros, praças lindas como o Jardim, para nos anos 2000 – 2020 crescer sem planejamento. Nas últimas administrações de Mariana os próprio moradores que construíram os novos bairros, com ruas onde não passa nem carro muitas vezes ! Sem infraestrutura como esgoto e luz ! Até quando ?

    Rua da Praia em Passagem de Mariana há oito anos foi alargada e ficou com poste no meio !

    Prefeitura de Mariana fechou rua de acesso ao Bairro Dom Oscar em Mariana, há quatro anos, o local hora é reaberto, hora é fechado, seria uma importante alternativa para desafogar o trânsito do centro / Chacará, para rodovia sem passar na faixa de Gaza, trevo de acesso ao bairro Cabanas.

    Novo acesso ao Bairro Cabanas, nunca saiu do papel. Terreno foi desapropriado da Mina da Passagem na administração Duarte Junior, em 2020, por alguns milhões. Comissão de obras de vereadores visitaram o local porém é mais uma obra sem conclusão, como tantas outras que temos em Mariana.

    Um dos maiores contos do vigário de Mariana : loteamento popular de 1600 casas, onde só se faz a terraplenagem na época de eleição ! Foi aberto até inscrição para adquirir uma casa no Governo Duarte Junior ! Até hoje só casas de invasão se levanta por lá, tendo que a prefeitura entrar com ação e tratores para retirar as pessoas e demolir a casa. Muito triste.

    Falta de organização do lixo no centro de Mariana obriga pedestres a caminharem na rua ! foto 2022.

    21 milhões de reais não foram suficientes para terminar o asfaltamento da estrada do subdistrito da Vargem a Mainart ! Vários trechos foram feitos, refeitos, passaram por várias administrações há mais de 03 anos.

    Sem rumo : prefeitura desapropriou um casarão na praça da Sé, centro histórico, comercial e bancário de Mariana, porém tal imóvel se encontra sem uso, a não ser pelos brechos de roupa e exposição de natal, tirar foto com papai Noel ! Sua reforma mal feita, pois ficou só com o primeiro andar, e o prédio tem dois, ou melhor tinha dois. Poderia ser usado para uma exposição de artesanato permanente por exemplo. Prova da falta de rumo das ações da prefeitura de Mariana nos últimos anos.

    Galeria de exposição de arte do SESI foi transformada em banheiro público ! Um dos absurdos que Mariana viu acontecer ! A excelente exposição dos quadrões de Camaleão aconteceu na praça da Sé, na casa acima citada, local adaptado na gambiarra para servir de galeria !

    Mapa de Mariana na época ainda Vila do Carmo, primeira capital de Minas, São Paulo e Góias de 1709 a 1720, quando foi desmembrada e virou capital de Minas. Os arquitetos e engenheiros portugueses se vissem oque sua cidade capital planejejada se tornou iriam ver que ao invés de melhorar com o tempo, pioramos demais !