Durante o mês de novembro a Casa Azul, espaço em Mariana destinado à saúde masculina, intensifica ações de prevenção e combate ao câncer de próstata e a partir do dia 16/11 inicia atualizações dos cartões de vacina e testagem rápida para hepatite, HIV e sífilis. Ressaltamos que a Casa Azul já realiza esses exames cotidianamente porém a partir do dia 16/11 será intensificado através de uma campanha.
Para receber notícias do jornal O Espeto em seu Whatsapp clique aqui
Por Beatriz Granha
A cidade de Mariana conta com um espaço exclusivo para o cuidado com a saúde masculina, chamado de Casa Azul. Inaugurada em setembro de 2022 e localizada no bairro Barro Preto, o Centro de Referência em Saúde do Homem “Moacir Bento Alves” – Casa Azul – conta com profissionais preparados para atender os pacientes e encaminhá-los para especialistas, em caso de necessidade.
Bruna Guimarães, enfermeira responsável técnica, explica que a Casa Azul opera no sistema de portas abertas, em que o paciente não precisa agendar um horário para ser atendido. Porém, é necessário ser cadastrado em alguma Unidade Básica de Saúde (UBS) e residir no município. Ao chegar, o paciente é recebido pela recepcionista, passa pela triagem com os técnicos de enfermagem, e em seguida é atendido pela médica generalista. Se necessário, é encaminhado para um especialista. A equipe conta também com médico urologista, nutricionista e psicóloga. Bruna reforça que a prevenção é sempre o melhor caminho, enfatizando a importância da rede de atenção primária e o vínculo do paciente com a UBS de referência.
Novembro Azul é um movimento mundial de combate e prevenção do câncer de próstata, que se amplia como campanha de conscientização a respeito da saúde do homem.
Dados do Ministério da Saúde mostram que apesar do aumento de expectativa de vida nas últimas décadas, os homens ainda vivem cerca de 7 anos a menos que as mulheres, ainda possuem maior risco de morte por doenças não transmissíveis, doenças cardiovasculares, respiratórias crônicas e mortes por causas violentas.
O comportamento masculino, por razões sócio-culturais e muitas vezes guiado por estereótipos, negligencia o cuidado com a própria saúde. Com um consumo maior de drogas ilícitas, cigarro e álcool, menor frequência de atividade física e consultas e exames médicos menos frequentes, muitos homens tendem a procurar médicos apenas em casos de sintomas extremos, o que muitas vezes causa atrasos nos diagnósticos, prejudicando o tratamento de doenças.
Dra. Milena Goulart, médica generalista responsável pelos atendimentos no local, afirma que a quantidade de pacientes durante o mês de Novembro aumentou consideravelmente, incentivados pela campanha de Novembro Azul.
De acordo com a médica, é um momento oportuno para introduzir com os pacientes assuntos relacionados à saúde de forma geral, não apenas em relação ao câncer de próstata. Milena explica que ainda existe um grande tabu relacionado à prevenção deste tipo de câncer, mas explica a importância da prevenção, esclarecendo que o exame de toque é extremamente simples, rápido e indolor e não pode ser substituído por outro tipo de exame. Ele deve ser realizado anualmente a partir dos 40 a 45 anos de idade como forma de rastreamento e deve estar atrelado a bons hábitos de saúde. Os sintomas da doença são dificuldade ao urinar, gotejamento após urinar e alguns sintomas sexuais, mas que só aparecem em casos avançados. Nestes casos, o paciente é encaminhado para o urologista.
“Os homens têm um nível de abuso de fatores externos negativos muito alto, falo de má alimentação, de sedentarismo, de uso abusivo do álcool.“ diz Bruna. “ Agora não mais, mas nos primeiros meses de atendimento, os homens vinham trazidos por mulheres: filhas, mães, esposas…” comenta Milena, ao explicar que o homem normalmente não procura ajuda médica por subestimar seus sintomas e considerar a consulta médica uma fraqueza ou uma perda de tempo. Ela explica que as consultas vão além da queixa trazida pelo paciente, e que ela aborda a necessidade de criar hábitos saudáveis, de realizar acompanhamento médico e de cuidar da saúde de forma geral.
No dia 07 de novembro, a Casa Azul realizou em parceria com a Secretaria de Esportes uma corrida de encerramento do Outubro Rosa e abertura do Novembro Azul. Ao longo do mês, as unidades de saúde do município, que são atualmente 35, realizam ações isoladas da campanha.
Na Casa Azul, começa nesta quinta-feira, 16 de novembro, a atualização do cartão de vacinas semanalmente. Além disso, haverá um projeto de conversa sobre hábitos alimentares com a nutricionista na sala de espera dos consultórios médicos, e intensificação da testagem rápida para hepatite, HIV e sífilis .
O intuito é não focar apenas na prevenção do câncer de próstata e sim no cuidado integral e no incentivo de bons hábitos na população masculina marianense. De acordo com as profissionais, com a adoção de bons hábitos alimentares, realização de exercícios físicos, redução de vícios negativos e acompanhamento médico regular é possível prevenir doenças, realizar diagnósticos precoces e reduzir as estatísticas de mortalidade.
Atualmente a Casa Azul realiza cerca de 20 a 30 atendimentos médicos por dia, e a faixa etária mais atendida é a de 40 a 50 anos. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h e está localizado na rua Santa Cruz, número 127, bairro Barro Preto, próximo à Praça dos Ferroviários.
É importante que os homens abandonem os tabus carregados através das gerações e compreendam que a saúde e o bem-estar são prioridades.
A prevenção é o melhor caminho para evitar maiores consequências futuras, e a rede pública da cidade está de portas abertas para receber quem deseja se cuidar. Deixe o preconceito de lado e valorize sua saúde!