Veja Video: Percorra a histórica estrada da Purificação Ouro Preto x Antônio Pereira
    Samarco realiza antigo sonho de Antônio Pereira

    Foi inaugurada dia 17 de novembro a pavimentação da estrada da Purificação.
    Mapas antigos já mostravam a ligação entre Antônio Pereira e Ouro Preto, como do padre Diogo Soares de 1732 e do viajante alemão Hasenclever de 1839.

    Para receber notícias do jornal O Espeto no seu whatsapp clique aqui.

    Porém com a modernização o cavalo e carroça foram substituídos pelos carros e ônibus! Assim a pequena estrada que escala as montanhas foi substituída pela estrada de asfalto, porém para ir a Ouro Preto a gente de Antônio Pereira precisava contornar a montanha, caminho natural e antigo, para passar por Mariana e Passagem, fazendo uma grande volta.

    Agora a Samarco mostrou que sim é possível fazer a estrada antiga servir também para uso de veículos.
    Essa estrada é uma antiga promessa que agora se torna realidade
     Gente do Pereira e do bairro Alvorada não precisam passar por Mariana e Passagem para ir para Ouro Preto.

    È necessário ação do Governo de Minas para fazer uma rotatória um trevo para entrar no Jardim Alvorada, pois está perigoso.

    O trajeto da estrada, chamada de Purificação, também é sinuoso, com grandes aclives, curvas fechadas, estreita em alguns pontos.  A estrada não é para veículos grandes, como ônibus ou caminhões. Em Ouro Preto ao chegar no Bairro Santana, Bairro São João, entramos num museu a céu aberto, o trajeto do local pouco mudou desde os primeiros moradores, relembrando o início da ocupação que deu origem a Ouro Preto.

    A vista é magnífica, a Samarco fez até um mirante próximo do ponto da virada da montanha. È uma estrada para tirar a fôlego e para ir devagar. Não há acostamento na maioria do trecho.
    Chegando em Ouro Preto logo percebe-se que ruas são estreitas e tortuosas, e não há qualquer placa indicando centro ou dando rumo para quem não conhece. Mas é só descer as ruas devagar que vai sair nas Lajes ou Bairro Antônio Dias.

    Pode-se ver no caminho as lindas e singelas capelas de São João Batista (1698, a segunda mais antiga de minas, a primeira é a Igreja de Santo Antônio em Mariana ) e Capela Santana (1720) além de lindas ruínas e muros de pedra seca.
    Passar por esta essa estrada é também passar pela história. Essa estrada é ainda muito usada na época da Festa de Nossa Senhora da Lapa quando muitas pessoas saem a pé de Ouro Preto rezando e vão para festa.
    Passar por esta estrada é passar pela história.