Mariana recebe evento na área de cultura digital e produção de games! Mariana recebeu o Valin Week Pocket nos dias 22 a 24 de novembro buscando incentivar jovens para a área de cultura digital e produção de games. Nas próximas semanas, haverá mais uma oficina de programação de jogos na Escola Estadual Dom Silvério e exibição de filmes, e nos dias 5, 6 e 7, estão programadas lives sobre mercado digital com os temas: criação de podcast, trabalho com inteligência artificial e criação de conteúdo/influencers.
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Por Beatriz Granha
Com o objetivo de fomentar a área de tecnologia na região dos Inconfidentes, e mais especificamente em Mariana, o Valin Week traz em 2023 sua edição Pocket para Mariana, com atividades que buscam incentivar a população jovem e despertar seu interesse para a área de produção de games e cultura digital.
Kelson Douglas, publicitário, diretor criativo e líder de inovação na região, explica que o projeto surgiu em 2021 no formato online e sua primeira edição aconteceu de forma exclusivamente digital e voltada para o tema “food tech”, abordando o uso da tecnologia da produção de alimentos e explorando o potencial da agricultura familiar da região como forma de diversificação econômica local.
Em 2022, ocorreu a primeira edição presencial na cidade de Ouro Preto, com shows musicais, painéis e palestras sobre trilhas sonoras, mercado de animação, programação de games em escolas públicas, e mercado de inovação em Minas Gerais.
Já em 2023, o evento aconteceu em edição reduzida e a abordagem foi tecnologia e a produção de cultura digital de forma ampla, passando pela produção de games e democratizando o acesso a esses conhecimentos, tendo como objetivo principal despertar nos jovens o interesse de trabalhar na área de tecnologia.
Para isso, o Valin disponibilizou para alunos da rede pública de ensino oficinas e palestras sobre produção tecnológica, uma visita numa grande empresa tecnológica, um show, proporcionando uma vivência imersiva no tema e disponibilizará exibição de filmes sobre produção de jogos.
Na noite de 22 de novembro, quarta-feira, aconteceu o lançamento do evento, com falas dos organizadores e de representantes das empresas apoiadoras, como a Samarco e a Efí e também do Vice-Prefeito e Secretário de Cultura Cristiano Vilas-Boas e o show de abertura com o grupo Abreu Project.
O Vice-prefeito Cristiano Vilas Boas disse que Mariana tem uma vocação para tecnologia, e que iniciativas como essa visando potencializar o desenvolvimento econômico através da economia criativa e e da tecnologia devem ser incentivadas. “ Esse tipo de tecnologia acaba gerando melhorias para a sociedade, com grande relevância relacionada não apenas na geração de emprego e renda, mas também na vocação de promover inovações tecnológicas, além de ajudar no crescimento econômico e formar mão de obra especializada. Temos que pensar no futuro e também tomar ações que promovam a inovação em iniciativas como essa.” Disse.
Com arranjos musicais inéditos que unem rock, jazz e blues às trilhas sonoras de videogames inesquecíveis e com passagens por vários estados brasileiros e vários programas de televisão, a banda relembra de forma original trilhas de jogos como Sonic, Street Fighter, Diablo, Mario e outros clássicos.
De acordo com Kelson, o objetivo de integrar o show à programação é mostrar que videogame também é cultura e também pode estar atrelado ao mundo da música. Um grupo de estudantes do ensino médio do colégio Dom Silvério esteve presente e demonstrou grande empolgação ao ouvir as trilhas de jogos tão conhecidos unidos à sonoridade do rock.
No dia 23 de novembro, alunos da Escola Estadual Dom Silvério visitaram o IFMG e a empresa Efí, antiga Gerencianet, apoiadora do evento, maior empresa de tecnologia da região e uma das maiores fintechs do país.
A Efí participou da criação do PIX, e foi eleita em 2023 uma das melhores empresas brasileiras para se trabalhar, atualmente conta com mais de 400 funcionários e possui forte influência na região. Na visita, os alunos da escola estadual Dom Silvério conheceram o lugar, assistiram a uma palestra sobre inteligência artificial e seguiram para o IFMG, onde participaram de uma oficina de corte à laser.
Na sexta-feira, 24, foi oferecida uma oficina de programação na escola estadual Dom Silvério Dom Silvério. Rodrigo Paulo Quirino, engenheiro de software e proprietário da Mulekolândia, escola de criação de jogos digitais em Ouro Preto, ministrou a oficina e explica a importância de ações como essa na rede pública:
“Temos programas em escolas particulares em que o aluno de nono ano já sai sabendo programar inteligência artificial, enquanto o aluno de ensino médio na rede municipal nunca teve contato com a programação e a criação de jogos. Hoje eles viram que não é uma coisa complicada, eles criaram, estão registrando o que fizeram, estão jogando o próprio jogo. Nossa escola é baseada nisso: chegando em casa é possível continuar criando, acessar tutoriais…aprender programação é como aprender uma nova língua: é preciso um pontapé inicial, mostramos onde encontrar informações, damos um direcionamento e ensinamos a utilizar as ferramentas.”
Rodrigo reforça a importância de iniciativas como a do Valin de levar os conhecimentos em tecnologia para jovens da rede pública:
“Só de dar o pontapé inicial já começamos a alterar o pensamento deles. A oficina terminou e eles continuam aqui, isso gera interesse, gera vontade de fazer, vontade de continuar.”
Rafael William, aluno do segundo ano no ensino médio, conta que os jogos digitais fazem parte de sua rotina, mas que atualmente, por cursar técnico em Administração, não imaginava trilhar uma carreira profissional na área de games. O jovem explica que um curso de informática ou de programação está em seus planos futuros, e que a oficina foi uma surpresa agradável. Rafael declarou que os aprendizados da oficina foram muito proveitosos, teve facilidade em realiza-los e pretende continuar praticando em casa.
Os jovens demonstraram profundo interesse e animação ao ampliar a visão do mundo dos games para além do entretenimento. Enxergar a criação de jogos como possibilidade de trabalho e como uma profissão reconhecida e bem remunerada muda a visão do jovem que até então só imaginava o videogame como forma de lazer. Ações como o as oferecidas pelo Valim são extremamente valorosas por democratizar o acesso a conhecimentos muitas vezes elitizados e ainda limitados à rede privada de ensino.
Nas próximas semanas, haverá mais uma oficina de programação de jogos na Escola Estadual Dom Silvério e exibição de filmes, e nos dias 5, 6 e 7, estão programadas lives sobre mercado digital com os temas: criação de podcast, trabalho com inteligência artificial e criação de conteúdo/influencers.