Governo de Minas entrega 71 títulos de terra a moradores da zona rural de Ouro Preto

    O programa de Regularização Fundiária, promovido pelo Governo do Estado, contemplou 74 propriedades em Ouro Preto, no entanto, somente 41 registros foram entregues durante a cerimônia.

    Adão Carlos, proprietário no distrito de São Bartolomeu acredita que a validação da posse é extremamente importante: “Esse registro foi muito importante porque, além de oficializar que somos donos da terra, podemos pleitear empréstimos bancários, por exemplo”.

    Por: João B. N. Gonçalves

    Diretora de Titulação de Terras da SEAPA, Sra. Arlene Silveira

    Nesta terça-feira, 5 de dezembro de 2023, ocorreu no Anexo do Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes, a entrega dos Títulos de Regularização Fundiária para moradores da zona rural de Ouro Preto.

     A cerimônia foi realizada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA), em parceria com a Prefeitura Municipal e com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG).

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    A Regularização Fundiária Rural, seguindo as diretrizes da Lei 13.465/17, busca regularizar terras irregulares para garantir o direito à moradia e o pleno desenvolvimento das funções sociais das propriedades rurais. Para isso, as propriedades foram devidamente cadastradas no Sistema de Georreferenciamento Nacional (SIGEF).

    A diretora de Titulação de Terras da SEAPA, Arlene Silveira, destaca que possuir a propriedade devidamente registrada garante segurança e direitos aos proprietários. “O proprietário da terra passa a ter uma segurança jurídica, podendo ter acesso a créditos como o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, afirma.

    Sr. Adão Carlos, proprietário no distrito de São Bartolomeu

    O programa de Regularização Fundiária, promovido pelo Governo do Estado, contemplou 74 propriedades em Ouro Preto, no entanto, somente 41 registros foram entregues durante a cerimônia. Sr. Adão Carlos, proprietário no distrito de São Bartolomeu acredita que a validação da posse é extremamente importante: “Esse registro foi muito importante porque, além de oficializar que somos donos da terra, podemos pleitear empréstimos bancários, por exemplo”.

    Presente na solenidade, o prefeito Angelo Oswaldo celebra a conquista para a população da zona rural de Ouro Preto e ressalta que regularizar essas propriedades é uma preocupação da prefeitura, que se atentou em participar do edital aberto pelo Estado. O prefeito ainda lembra que o município não pode emitir os certificados de posse das propriedades, sendo de responsabilidade do Estado de Minas Gerais.

    Secretário de Agropecuária de Ouro Preto, Marco Antônio de Freitas (Marquinho do Esporte)

    O Secretário de Agropecuária de Ouro Preto, Marco Antônio de Freitas, destaca que muitas famílias na zona rural ainda carecem de regularização documental e expressa a expectativa de que o programa de Regularização Fundiária continue beneficiando mais famílias no próximo ano. Os 41 proprietários contemplados durante a cerimônia devem finalizar o cadastro no Cartório de Registro de Imóveis de Ouro Preto (RGIOP).