Ouro Preto inaugura Centro de Referência e Acolhimento para a população LGBTQIAPN+

    O prefeito Angelo Oswaldo destaca o compromisso da administração em superar preconceitos: “Buscamos sempre trabalhar conceitos para vencer os preconceitos. O vereador Naércio Ferreira lembra a importância de políticas públicas para a comunidade LGBTQIAPN+. O secretário de Desenvolvimento Social, Edivaldo Rocha, explica que o processo de criação desta unidade, a segunda de Minas, iniciou-se em 2021 com uma pesquisa inicial sobre a população LGBTQIAPN+ no município, e identificou a necessidade de um serviço específico para atender a essa comunidade.

    Para receber notícias do jornal O Espeto em seu whatsapp clique aqui


    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani


    Aconteceu nesta quarta-feira, 6 de dezembro de 2023, a inauguração do Centro de Referência e Acolhimento (CRA) LGBT+ de Ouro Preto. A medida, estabelecida por meio da Lei Complementar 224/2023, visa combater o preconceito e a violência, oferecendo um espaço dedicado à promoção dos direitos da população LGBTQIAPN+ do município.


    O diretor de Promoção Social de Ouro Preto, Victor Pinto, ressalta a necessidade de espaços públicos que contemplem a diversidade presente na cidade. Segundo ele, “a ideia é ter um espaço público que contemple toda essa diversidade.” Isso visa criar um ambiente acolhedor para diversas orientações sexuais e identidades de gênero, muitas vezes negligenciadas por espaços públicos tradicionais.


    Um diagnóstico realizado pela Diretoria de Promoção Social revelou que 75% da população LGBTQIAPN+ de Ouro Preto já foram vítimas de violência verbal ou psicológica, enquanto 14% sofreram agressão física devido ao preconceito. O CRA LGBT+ surge como um instrumento fundamental para combater essas estatísticas e auxiliar as vítimas.


    O prefeito Angelo Oswaldo destaca o compromisso da administração em superar preconceitos: “Buscamos sempre trabalhar conceitos para vencer os preconceitos. Seja a pessoa de qualquer origem que seja, somos todos iguais. Estamos juntos em diversas frentes”, afirma o chefe do executivo ouro-pretano.


    O secretário de Desenvolvimento Social, Edivaldo Rocha, explica que o processo de criação do CRA LGBT+, que iniciou-se em 2021 com uma pesquisa inicial sobre a população LGBTQIAPN+ no município, identificou a necessidade de um serviço específico para atender a essa comunidade. Desde então, o trabalho interno tem sido contínuo, incluindo a criação de protocolos, fluxos de atendimento e pesquisas sobre o perfil da população atendida.


    O vereador Naércio Ferreira lembra a importância de políticas públicas para a comunidade LGBTQIAPN+. “Sabemos que em nossa sociedade, diversas situações de violência física e psicológica afetam essas pessoas, que muitas vezes são invisibilizadas. Nossa população terá um centro de referência para afirmar sua identidade de gênero e buscar a felicidade da maneira que desejarem. Vamos respeitar todas as formas de amor”, declara.


    O CRA LGBT+ de Ouro Preto é a segunda instituição pública desta natureza em Minas Gerais.

    A vice-prefeita Regina Braga destaca o pioneirismo da cidade histórica no combate ao preconceito e no acolhimento a essa população: “A palavra é orgulho. Estou muito orgulhosa. São poucos os municípios que têm esse espaço de acolhimento, respeito e de garantia de direitos.”


    Localizado na Rua Barão de Ouro Branco, nº 82, bairro Antônio Dias, o CRA LGBT+ oferece apoio integral aos usuários e familiares, incluindo atendimento social e psicológico, além de auxílio em denúncias de violências e retificação de nome e gênero.