Por: Beatriz Granha
Fotos por: Ana Amaral e Beatriz Granha
Na noite de 06 de dezembro de 2023 a Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana (EOTM) celebrou a formatura de sua oitava turma, completando um ciclo de quatro anos de funcionamento, e se preparando para a abertura de um novo ciclo.
A Escola foi inaugurada em 2019 com o incentivo e patrocínio do Instituto Pedra, do BNDES, da Vale e da prefeitura de Mariana na época gestão do ex-prefeito Duarte que deu todo apoio para sua implantação.
O objetivo do espaço é resgatar tradições e ensinar conhecimentos fundamentais, e não deixar que eles se percam com a modernidade da indústria.
Luciana Lamounier, coordenadora operacional da Escola, explica que inicialmente o intuito principal era a capacitação dos alunos, mas com o início das atividades criou-se também o foco em arte, cultura e educação. Ela explica a importância da subjetividade na Escola, do olhar, do aprendizado que vai muito além da prática: “Ficamos muito felizes quando conseguimos mudar o pensamento dos alunos sobre a cidade, sobre suas próprias casas, seu próprio trabalho, as pessoas compreendem como é importante valorizar as coisas básicas”.
A coordenadora reforça que o mais interessante no espaço é a ótima convivência entre pessoas diferentes. Luciana explica que o público é totalmente diverso: idades variadas, pessoas de todas as classes sociais e profissões que convivem, trocam conhecimentos e compartilham o espaço e as experiências de forma muito positiva.
A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana funciona nas terças, quartas e quintas, de 18h30 às 22h, as aulas acontecem no período da noite e são gratuitas. São oferecidos os cursos de carpintaria, alvenaria, forjaria, cantaria e pintura. Até hoje, a Escola formou com orgulho 478 alunos, que relataram emocionados muita gratidão e apreço pelo espaço, pelos colegas e pelos profissionais envolvidos.
Elizabeth Gonçalves dos Reis, muito querida pelos colegas, representante do curso de Cantaria e a aluna de mais avançada idade deste semestre, fez um emocionante discurso, afirmando que os alunos saem da Escola melhores e mais sábios, cheios de gratidão e esperança pela convivência tida no espaço.
Ney Nolasco, gerente de ensino, ressalta que a Escola é responsável pela formação profissional e também pela formação cidadã, e com alegria anuncia que os recursos para a continuidade do funcionamento da EOTM estão garantidos para um novo ciclo: “Nós trabalhamos com arte, gente e sabedoria, nossa escola vale a pena continuar. Conhecimento e sabedoria são coisas diferentes, sabedoria todas as pessoas possuem.Nós passamos conhecimento, mas aprendemos todos os dias com nossos alunos”.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Na formatura da EOTM, pouco se falou sobre ofícios e muito se falou sobre afeto, gratidão, convivência e sobre ser humano. Fica então a reflexão sobre o lugar desta Escola no coração de quem a frequenta e quem a realiza: um espaço de aprendizado, crescimento, amor e convívio.