Evento tem o objetivo de apontar caminhos para o desenvolvimento sustentável do município
Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani
Aconteceu nesta terça-feira, 12 de dezembro de 2023, o Fórum de Diversificação Econômica realizado pela Prefeitura de Mariana junto à Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (Adesiap). Conduzido pelo tema “Mudança é a chave”, o evento busca apontar alternativas para o desenvolvimento do município, com foco na economia criativa através da produção artesanal, turismo e cultura.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Patrocinado pela Samarco e pelo banco Sicredi, o Fórum de Diversificação Econômica contou com a participação do prefeito Celso Cota, do vice-prefeito Cristiano Vilas Boas, do vereador Manoel Douglas (Preto do Cabanas), da Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico Alessandra Moreira, do Diretor Executivo da Adesiap Denis Donato, do Presidente da Aciam Amarildo Pereira, além de representantes da Samarco, Sicredi e Fundação Renova.
O prefeito Celso Cota destaca a necessidade de Mariana atingir seu potencial máximo. Segundo ele, o fórum surge como parte de um plano estratégico para minimizar os impactos sociais e impulsionar o desenvolvimento econômico. “Queremos transformar Mariana em um grande palco de oportunidades. O fórum pode acontecer uma ou duas vezes por ano, mas as agendas devem ser promovidas no dia a dia. Temos que criar um ambiente favorável”, afirma o prefeito.
A Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Alessandra Moreira, ressalta a importância da participação da sociedade na construção do novo cenário econômico. “Estamos trabalhando a economia criativa, com foco no artesanato, na cultura local, no turismo para desenvolver a nossa cidade. Hoje, temos um governo de diálogo, e precisamos de vocês, da sociedade e das entidades, para construir a Mariana que queremos”, diz.
O diretor-executivo da Adesiap, Denis Donato, cita o potencial do turismo e da cultura como oportunidades para diversificação econômica em Mariana. “O turismo e a cultura já são uma grande oportunidade de visitação, trazendo nossos pequenos produtores, nosso artesanato, nosso artista, a economia criativa tem mostrado seu potencial para alcançarmos essa tão sonhada diversificação econômica”.
Representando o empresariado local, o presidente da Aciam, Amarildo Pereira, enfatiza a importância do fórum na discussão sobre a dependência da mineração. Ele reforça a necessidade de envolver toda a comunidade na busca por soluções para os desafios futuros: “A discussão é fundamental para desenvolver ações futuras que possam resolver esse problema”.
O evento ofereceu palestras e painéis relacionados à diversificação econômica, reunindo empresários, gestores públicos e representantes de empresas mineradoras para debaterem o desenvolvimento de Mariana e região. As atividades abordaram temas como a reforma tributária, diversificação econômica de municípios mineradores, inovação e economia criativa.