Arte na Praça do Mestre Geraldino aprovado para o Calendário Oficial de eventos de Mariana

    Foto Leandro H Santos : arquivo 2014

    “Arte na Praça” evento criado pelo artista plástico Mestre Geraldino Silva em 2014, foi aprovado pela Câmara de Mariana para fazer parte do Calendário Municipal de eventos. Na última reunião vereadores também discutiram sugestões de melhorias para os bairros Cabanas e Rosário


    Por: João B. N. Gonçalves


    Nesta segunda-feira, 18 de dezembro de 2023, aconteceu a 41ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Mariana.
    Durante a reunião, os vereadores apresentaram requerimentos que visam trazer melhorias para dois dos maiores bairros do município: Cabanas e Rosário.


    A discussão principal da sessão centrou-se no trânsito caótico no bairro Cabanas, especialmente em relação às obras para um novo acesso. O Requerimento 360/2023, apresentado durante a reunião, propõe uma audiência com o secretário municipal de Obras, Sr. Ricardo Guerra, e o subsecretário de Obras, Sr. Leonardo Rodrigues. Além disso, convida representantes das associações dos bairros Cabanas, Vale Verde, Santa Clara e Santa Rita de Cássia para discutirem o assunto.


    O vereador Ronaldo Bento expressou preocupação com a situação do trânsito em Mariana, destacando a necessidade de um estudo abrangente e uma reunião para contemplar as necessidades gerais do tráfego na cidade. Ele ressaltou a importância de buscar alternativas para regulamentar e minimizar o impacto que a cidade tem enfrentado.


    Por sua vez, o vereador Manoel Douglas (Preto do Cabanas) trouxe a perspectiva da comunidade, enfatizando que o projeto atual de acesso alternativo para o Cabanas não é a solução definitiva. Ele apontou que, embora traga melhorias ao bairro, não resolve completamente o congestionamento, sugerindo a necessidade de explorar outras alternativas.

    Outro tema discutido foi o mau cheiro proveniente da rede pluvial na Rua Cerejeira, no bairro Rosário. O Requerimento 395/2023, apresentado pelo vereador José Sales, busca uma visita técnica com representantes da Secretaria de Obras, do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da empresa HS para avaliar as causas desse problema incômodo.

    O vereador José Sales explicou que o mau cheiro é decorrente de obras realizadas nos últimos anos, e que agora invade as residências durante o período de chuva. Ele ressaltou a necessidade de reparos na rua, incluindo calçadas, e destacou a importância da visita técnica para determinar a responsabilidade pela situação.


    Outros temas
    Além das discussões sobre os bairros Cabanas e Rosário, a sessão incluiu a votação e aprovação do Projeto de Lei 141/2023, de autoria do vereador Juliano Vasconcelos, que oficializa o evento cultural “Arte na Praça” no calendário municipal. O evento, criado pelo artista plástico Geraldino Silva em 2014, agora faz parte das festividades reconhecidas oficialmente em Mariana e sendo assim a Prefeitura pode apoiar sua realização.


    A reunião também foi marcada pela entrega do livro “Restauro e História do Prédio da Casa de Câmara e Cadeia de Mariana” aos representantes da imprensa local. Estiveram presentes representantes do Jornal O Espeto, Jornal Ponto Final, Território Notícias, Portal Ângulo, Rádio Mariana e Jornal O Liberal. A produção detalha o processo de reparação do prédio histórico ocorrido entre outubro de 2020 e a entrega em agosto de 2023.