A professora Silvânia Maria começou o projeto na pandemia. Percebendo a necessidade dos alunos terem o contato com o material didático, passou a levar livros na casa deles. “Poucos estudantes tinham acesso a tecnologia, então levava o livro até eles”, explica..
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
A Escola Municipal Monsenhor José Cotta, situada no bairro Cabanas, em parceria com a “Estante Mágica” realizou a cerimônia de lançamento dos livros produzidos pelos alunos da instituição, nos dias 18 e 19 de dezembro/ 2023. Participaram do projeto 105 estudantes, divididos entre as turmas do 4º e 5º ano, que estudam no turno da manhã.
O projeto Leitura Divertida tem o objetivo de aprimorar o processo de escrita através do incentivo à leitura, proporcionando mais conhecimento e trabalhando novas habilidades. Para Silvânia Maria, a idealizadora da proposta, o resultado aparece com a prática. “A criança que lê vai soltando a imaginação. Nós percebemos isso no desenvolvimento que o aluno apresenta ao escrever palavras de quatro a cinco sílabas e textos maiores”, pontua.
Prestigiaram o evento autoridades, o corpo docente e familiares. Os estudantes, também chamados de “Estrelinhas Literárias”, tiveram a oportunidade de escrever e ilustrar o(s) seu(s) livros e, na ocasião, autografaram a sua obra.
SOBRE O PROJETO
A professora Silvânia Maria começou o projeto na pandemia. Percebendo a necessidade dos alunos terem o contato com o material didático, passou a levar livros na casa deles. “Poucos estudantes tinham acesso a tecnologia, então levava o livro até eles”, explica.
O projeto surgiu como alternativa para a educação continuada em meio ao isolamento social e fechamento das escolas. Após a pandemia, a professora deu continuidade a ideia, como forma de potencializar o ensino e o apreço pela leitura. Hoje, o projeto alcança mais de 400 crianças que, além de ler, também escrevem.
Para que o projeto aconteça, os alunos são estimulados a escreverem cartas, aproveitando o estudo desse gênero textual, solicitando doações de livros para o projeto e, essas cartas, são encaminhadas à pessoas públicas e anônimas da cidade de Mariana. Ainda temos muito a avançar para que a arrecadação de livros aumente, a cada ano e assim conseguir fazer com que mais alunos se tornem protagonistas de sua própria história, publicando seu livro.
Na ocasião, a escola contou com a presença do vereador Maurício da saúde, a secretária de educação Cláudia Arantes, a Coordenadora dos anos iniciais Alessandra Miranda, a escritora Andreia Donadon Leal, seu esposo Benedito Donadon e o Vereador Juliano Duarte .