Nosso legado para 2024 : qualidade de vida fica pior com expansão da mineração

    95 % da arrecadação de Mariana vem da mineração. Em segundo lugar fica o comércio.

    Crescer sim, mas com responsabilidade social : afinal maior patrimônio é a vida das pessoas ! Não pode-se assistir piora na qualidade de vida, atraindo doenças e condições adversas para a população.

    Queremos e podemos ter uma cidade melhor !

    Aumento dos impostos arrecadados não significou aumento na qualidade de vida nos últimos dez anos !

    Receba notícias do jornal O Espeto em seu whatsapp, clique aqui

    Seria para ser o inverso ! Uma ótima notícia: a expansão das atividades da mineração. Isso significa mais verba, mais dinheiro para os cofres das prefeituras, mais empregos, mais oportunidades. Só que não!

    Em Mariana pelo menos vemos a piora na última década da oferta de saúde satisfatória, não conseguimos resolver o problema da falta de água que continua a dar lucro para os donos de caminhões pipa e o povo sem água ! Não conseguimos conter as invasões nos últimos dez anos, que multiplicaram-se, inclusive sendo incentivadas por politicos.

    O que assistimos nos últimos dez anos foi planos mirabolantes e grandiosos que gastaram milhões e viraram poeira !

    Projetos e planos traçados e anunciados que fariam a diferença não viraram a realidade apesar dos milhões gastos como as 1.600 casas populares, como a UPA do São Pedro, como o posto de Saúde da Arena, e tantos outros.

    Até a Tarifa Zero, que superlotou o transporte público de Mariana com todo mundo andando de graça, fez com aqueles que tem que trabalhar pegando serviço de transporte por aplicativo que se multiplicaram em Mariana. Transporte de graça sim, mas com qualidade e quantidade suficiente principalmente nos horários de pico, manhã e final de tarde. Acharam que as pessoas iriam deixar de andar de carro para pegar ônibus de graça, lêdo engano.

    Também não vemos a diversificação da economia, Mariana, como muitas cidades mineradoras ainda tem 95,6 % de renda dependente da mineração segundo dados do Governo de Minas apresentados no dossiê de tombamento de Bento Rodrigues em 2019.

    Vimos em 2023 protestos de moradores dos distritos por asfalto em estradas, que já eram para ter sido concluídas com empréstimos contratados pela prefeitura anos antes. Por exemplo moradores da Vargem.

    Não temos esgoto nem água tratada: o que foi feito nos últimos dez anos !


    Quem nossos políticos representam? Qualquer um que atue contra a qualidade de vida do povo será lembrado como traidor de sua comunidade e não merece seu voto.

    Que cidade estamos construindo ? Qual é a prioridade : qualidade de vida ou destruição em nome do lucro ? Estamos construindo um ambiente saudável, com ar e água de qualidade, ou estamos assistindo um vale tudo em nome do lucro de muitos ?


    Mineração sim, somos cidades mineradoras, estamos no quadrilátero ferrífero de Minas Gerais, Estado que tem mina até no nome. È nossa vocação. Mineração sim, mas destruição não !


    A missão das pessoas que estão no CODEMA, Conselho de Meio Ambiente de uma cidade é justamente essa, saber onde podemos explorar sem destruir a qualidade de vida das pessoas.


    Por exemplo, uma possível mineração em cima da Escola Municipal Dom Luciano, no alto do Rosário, no parque arqueológico do Gogo, qual será a consequência para toda Mariana, principalmente a parte baixa ? Será que a saúde da população, em ter poeira em cima de suas cabeças, causando doenças respiratórias, afetar o abastecimento de água, compensa a autorização para abrir estrada ou minerar ?


    Quem faz parte do CODEMA das cidades conhecem a realidade dos locais a ser minerados, sabem onde fica e as consequências para o povo ? È muita responsabilidade fazer escolhas, e serão cobrados pelo resultados delas.


    Em algumas cidades temos ainda pessoas que tentam licenciar estradas porém o objetivo é minerar o local, será que esses conselheiros sabem disso e tem compromisso com a comunidade?


    Pois se um dia tivermos governos nas cidades com compromisso maior com as mineradoras do que com o bem estar do povo vamos ter exploração dentro de bairros ! Ninguém quer isso !


    Qual a posição do seu vereador ? E do seu prefeito ? Lembrem-se que ano que vem é eleitoral e qualquer um que atue contra o povo será lembrado como traidor de sua comunidade e não merece seu voto.