Prefeitura de Mariana informou que os problemas relatados devem ser solucionados ainda nesta semana.
Por: Hynara Versiani, Leandro H. Santos e João B. N. Gonçalves
A comunidade de Vargem, distrito de Mariana, aguarda há anos pela conclusão de uma obra de asfaltamento na estrada, que tem se arrastado ao longo de diferentes governos. Felizmente a obras caminha para um final feliz em breve, assim espera-se.
Porém última na semana, Sr. Henrique Mendonça, filho de Nozin, sitiante da Vargem procurou o jornal O Espeto para reclamar de prejuízos causados pela remoção e destruição de cercas em sua propriedade durante obras de asfaltamento da estrada.
“Quem nunca fez uma cerca não sabe o trabalho que dá ! E também não sabe a importância da cerca para quem tem plantação, para quem tem criação. Sem a cerca é prejuízo na certa.”
Sr. Henrique afirma que a remoção da cerca resultou em prejuízos significativos para ele, afetando não apenas a criação de animais, mas também colocando em risco a segurança na região. Animais soltos, perdas na criação e riscos à segurança estão entre os problemas relatados por ele.
Para receber notícias do jornal O ESPETO em seu whatsapp clique aqui
Henrique destaca que além da cerca, dois “mata-burros” que existiam na estrada e impediam a fuga do gado, foram danificados durante a obra de asfaltamento, deixando a área totalmente aberta e propensa à circulação de animais pelas estradas. Além disso, o impacto se estendeu às propriedades vizinhas, e causando prejuízo segundo Henrique.
Imagina o tempo que se perde procurando aonde as vacas se enfiaram para depois levar para o curral para tirar leite. Se for sair tem que “campear” um burro ou cavalo, até achar, para depois arrear, atrasa muito. Isso sem falar se a criação for comer plantação do vizinho. Confusão a vista! Mata burro e cerca é muito importante, mantem cada criação na propriedade !
Para muitos pode parecer coisa boba, mas sem cerca as vacas podem invadir plantação e comer o milharal em flor, pisoteando plantação de feijão, comendo batata doce, quebrando pés de mandioca. Isso sem falar quando um boi não encontra com outro e começa a brigar, e pode machucar. Machucado o boi não cruza ! Mais tempo as vacas ficam solteiras. Logo menos leite.
Na roça já tem macaco que rouba espiga de milho, já tem porco do mato que destrói plantação de mandioca, já tem tatu que adora batata doce ( come só a parte do meio ainda por ser mais doce). Sem falar nos passarinhos que arrancam o pendão do arroz quando brota. Viver na roça não é fácil. Ainda mais quando vem uma obra da prefeitura e tira a cerca, estraga o mata burro.
O povo da Vargem espera ansiosamente o término das obras de asfaltamento, mas sem atrapalhar a cerca de ninguém !
Em resposta às reclamações do sitiante, a Prefeitura Municipal de Mariana justificou que as obras não foram realizadas anteriormente devido ao recesso de fim de ano. A Secretaria de Obras solicitou uma ordem de serviço junto ao Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (Cimvalpi), responsável pela pavimentação no distrito, obras de asfaltamento, para recompor as cercas destruídas.
Apesar de dizer que não há uma data precisa para a conclusão das melhorias, a Prefeitura de Mariana informa que a intenção é de que os profissionais sejam mobilizados ainda esta semana. Boa notícia.