Objetivo é traçar diretrizes e metas para reduzir a criminalidade na cidade.
Na próxima terça-feira (16/01) será lançado em Itabirito o Plano Municipal de Segurança Pública e Prevenção à Criminalidade. O documento define as diretrizes, ações e metas que guiarão a atuação da Prefeitura na área da segurança pública nos próximos 10 anos.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
O Plano foi desenvolvido pela Comissão Municipal de Prevenção à Criminalidade, formada por representantes das Secretarias Municipais, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Polícia Civil e Militar e membros da sociedade. O documento foi desenvolvido pelo município a partir da parceria com o Programa Selo Prevenção Minas, do governo estadual.
Para conhecer os principais desafios relacionados à segurança de Itabirito, foram levantados dados de criminalidade do município de 2017 a 2022. O diagnóstico revelou que o furto é o crime que mais foi registrado na cidade nos cinco anos analisados. Já os bairros com mais ocorrências policiais são: Centro, Praia e Santa Efigênia.
O Plano contém 22 ações voltadas para a prevenção social à criminalidade. “Essas ações têm a intenção de tentar resolver a criminalidade na raiz do problema. A segurança pública não tem a ver apenas com atuação da Guarda Municipal ou da Polícia Militar. Ela tem a ver com o acesso que a população tem à educação, saúde, esporte e cultura”, explicou Manuela Cristina Góis e Silva, gerente de Gestão e Segurança Institucional da Prefeitura.
Manuela também explicou que o plano também visa fortalecer as ações municipais que já funcionam. “O Plano contempla ações que dá para o município executar, dentro dos custos previstos. A criminalidade não vai diminuir de um dia para o outro, mas temos que começar a executar as metas de curto, médio e longo prazo”, explicou.
Há também uma previsão que o Plano de Segurança se torne lei em Itabirito. “Combater a criminalidade na nossa cidade é algo urgente. Todas as ações que tornem nossa cidade menos violenta são bem recebidas nesta Casa Legislativa. Vamos trabalhar para que este Plano seja seguido e apresente resultados o mais rápido possível”, comentou o presidente da Câmara de Itabirito, Pastor Anderson do Sou Notícia (MDB).
Fonte: CMI.