Atendimento da Cemig será fixo na Drogaria Americana em Mariana e gera polêmica

    Clientes questionam decisão, enquanto a Cemig diz que medida aumenta a comodidade dos usuários

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Desde o final do ano passado, os atendimentos presenciais da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) em Mariana têm ocorrido na Drogaria Americana, localizada na Avenida Salvador Furtado, 18, Centro. A partir do dia 2 de janeiro de 2024, o atendimento passou a ser fixo e exclusivo na farmácia, com o atendimento anterior, na rua Santana, sendo encerrado.


    No entanto, a decisão não foi recebida positivamente pelos usuários da Cemig. Diversos clientes expressaram preocupações e descontentamento em relação à mudança. O Sr. Manoel Gonzaga, 73, cliente Cemig, reclama da organização e diz que se comparado ao espaço anterior, o tratamento com o público piorou: “Acho que está pior. Até por conta da organização, passaram duas pessoas na minha frente. Com a idade que tenho, (o atendimento) deveria ser preferencial”, diz. A Sr.ᵃ Maria Piedade, 51 anos, observa a falta de eficiência e a ausência de caixas prioritários para idosos: “Não é muito bom.

    Piorou muito (em relação ao atendimento no local anterior). É um caixa só, para atender várias pessoas ao mesmo tempo, ficamos na fila do lado de fora da farmácia porque não pode tumultuar lá dentro, e (na prática) não tem caixa prioritário. Os idosos têm preferência, mas só tem um caixa.”
    O Sr. Rosimar Ferreira, 71 anos, reforça a necessidade de mais atenção aos idosos e critica os problemas técnicos do atendimento. “Fiquei aqui um tempo e não consegui ser atendido. Me explicaram que o sistema segue fora de área. Como idoso, acho que precisa ter mais atenção. Não só comigo, mas com todos que têm mais de 60 anos.


    O atendimento piorou. Hoje (terça-feira, 16 de janeiro) dez pessoas foram embora, se não tivessem ido, a moça ficaria até 20h. A atendente é boa, não é culpa dela, porém precisam rever a logística”, afirmou.
    Diante das reclamações, a equipe do Jornal O Espeto contatou a assessoria de imprensa da Cemig para obter esclarecimentos sobre a mudança e as críticas dos clientes.


    A companhia energética esclarece que a mudança de endereço no município está relacionada a um projeto que visa transformar o processo de atendimento presencial das demandas comerciais aos seus clientes em diversos municípios, a partir do qual os atendimentos serão prestados em parceria com um estabelecimento comercial do município (um PCFA), e não mais pela Agência de Atendimento.

    Mariana possui cerca de 30 mil clientes. Segundo a Cemig, esse projeto, intitulado Transformação de Atendimento Presencial, contempla as agências localizadas nos municípios com os menores números de clientes, apresentando as seguintes vantagens para os usuários do município:- Atendimento realizado por um estabelecimento comercial/prestador de serviços local que conhece a população e possui proximidade e empatia com os munícipes.- Oferta de mais comodidade para os clientes, em função da sinergia entre os estabelecimentos escolhidos e o atendimento Cemig. Localização próxima ao centro da cidade, minimizando os transtornos aos clientes devido à mudança de endereço.- Presença de totem de autoatendimento, agilizando diversos atendimentos sem a necessidade de espera na fila, disponível, inclusive, em todo o horário de atendimento do estabelecimento comercial.

    Em Mariana o totem de autoatendimento já é responsável por cerca de 50% dos atendimentos realizados no Posto de Atendimento presencial.Na Drogaria Americana, a Cemig continua oferecendo diversos serviços, incluindo segunda via, pedido de ligação nova, desligamento provisório, ligação provisória, troca de titularidade, encerramento de contas, entre outros.
    O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

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