20 barracas e 50 vendedores ambulantes são definidos para o carnaval no Centro Histórico de Mariana

    Por: Hynara Versiani

    Nesta quarta-feira, 24 de janeiro de 2024, no Cine Teatro Municipal, ocorreu o sorteio que definiu os 20 privilegiados que terão barracas garantidas no Centro Histórico durante o Carnaval em Mariana. O objetivo é descentralizar as barracas da Praça da Sé até a Praça Gomes Freire (Jardim), aproximando-as da Tancredo Neves para uma melhor organização.

    As 20 barracas foram escolhidas através de um sorteio com bolinhas numeradas. Os nomes dos sorteados serão divulgados no Diário Oficial do município, enquanto os demais ficarão em lista de espera para possíveis desistências ou podem solicitar para serem vendedores ambulantes. No total, a folia marianense irá contar com 50 ambulantes.

    Autoridades como a Secretária de Segurança Pública, Capitã Marta Guido, e o Secretário de Cultura e Turismo, Sr. Gustavo Leite, estiveram presentes. Durante o evento, a Capitã Marta Guido destacou a importância da segurança tanto para os foliões quanto para os trabalhadores. “Quando se fala de Carnaval, temos que pensar na segurança de todos. Não só as pessoas que vão sair para curtir mas também as que vão trabalhar. Temos que dar a oportunidade para vocês de ter um conhecimento a mais de dicas de segurança e medidas sanitárias.”

    O Sargento Leandro Cesar, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, enfatizou a aplicação de noções de segurança no cotidiano, especialmente sobre o manuseio de fogo nas barracas. O uso obrigatório de extintores portáteis, principalmente do tipo ABC, foi ressaltado para prevenir acidentes. “Jamais adquiram o extintor de água, principalmente aqueles que utilizam fritura com óleo, jogar água vai só expandir o vapor. Tomando esses cuidados, o índice de acidente estará próximo de zero”, orienta.

    A Subsecretária de Vigilância e Saúde, Michelle Azevedo, alertou sobre os riscos sanitários associados às barracas, destacando a importância de boas práticas para evitar intoxicação alimentar. Barracas precisam cumprir critérios sanitários, e seis foram eliminadas devido a questões documentais.

    Além disso, foi informado que a prefeitura não disponibilizará barracas, sendo responsabilidade dos barraqueiros alugá-las. Uma opção é alugar por R$250 da Associação da Feira Noturna. A padronização é crucial, cada barraca deve ter três metros de comprimento por três de largura (3×3) e a despesa com a barraca fica a cargo dos participantes, enquanto a Prefeitura Municipal ajudará no transporte.

    A montagem das barracas ocorrerá na sexta-feira, dia 9, das 6h às 10h da manhã, com abastecimento das 10h até às 17h. A desmontagem está programada para o dia 14. A fiscalização será rigorosa, com todas as barracas passando pelo processo de licenciamento e alvará, e barraqueiros do município serão priorizados.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui