120 novos servidores efetivos são empossados em Ouro Preto após dez anos sem concurso público


    A Prefeitura de Ouro Preto realizou concurso Público ofertando 376 vagas disputadas por 18.905 candidatos inscritos. 120 tomaram posse nessa segunda – feira em cerimônia com autoridades municipais. Maioria dos servidores empossados são professores.


    Por: Hynara Versiani e João B. N. Gonçalves


    Na última segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024, ocorreu na Casa da Ópera, em Ouro Preto, a cerimônia de posse dos novos servidores efetivos do município. Foram nomeados 120 novos servidores nas áreas da educação, da saúde e do quadro geral da prefeitura. A solenidade de posse foi uma iniciativa da gerência de Recursos Humanos e da Secretaria de Planejamento e Gestão, a fim de promover a integração entre os novos servidores e fortalecer as relações institucionais.

    Durante a cerimônia o Prefeito Angelo Oswaldo disse que : “Graças a vocês, servidores e servidoras, Ouro Preto continua sendo uma grande referência, e vamos brilhar sempre mais”.


    Estiveram presentes o prefeito de Ouro Preto, Sr. Ângelo Oswaldo, a vice-prefeita, Sra. Regina Braga, o vereador e professor, Sr. Renato Zoroastro, a secretária municipal de Educação, Sra. Débora Etrusco, o secretário municipal de Saúde, Sr. Leandro Moreira, e a gerente de Recursos Humanos da Prefeitura, Dra. Leila Medeiros.


    Depois de mais de 10 anos sem concursos públicos, a Prefeitura de Ouro Preto realizou o Concurso Público de 2022, ofertando 376 vagas e contando com 18.905 candidatos inscritos. Os dois cargos com o maior número de nomeados são professores dos anos iniciais e professores de matérias variadas, cada um contando com mais de 40 trabalhadores.


    Outros cargos incluem agentes administrativos, comunitários de saúde e fazendário da receita municipal, técnicos em contabilidade, enfermagem e radiologia e médicos 20 e 40 horas. Houve também nomeados para engenheira agrimensora, especialista em odontopediatria, fiscal de obras, patrimônio e postura, fonoaudióloga, historiadora, nutricionista, pedagogo e odontóloga especialista em endodontia.


    A gerente de Recursos Humanos da Prefeitura, Dra. Leila Medeiros, expressa o quanto o evento representa na vida dos presentes, e também para a prefeitura. “Nós trabalhamos muito para realizar esse concurso, e realmente acreditamos que os servidores efetivos têm muito a contribuir com o serviço público prestado na cidade de Ouro Preto. Vocês são vitoriosos por estarem aqui,” afirma.


    A secretária municipal de Educação, Sra. Débora Etrusco, enfatiza o trabalho de Leila e sua equipe, destacando que para chegar a esse momento, foi um caminho difícil. “Os vínculos que se criam dentro de uma escola, com o seu aluno, com a sua equipe, com aquela unidade escolar… isso só acontece quando temos servidores efetivos na rede. Políticas públicas são criadas para ter continuidade, e isso só acontece se houver servidores efetivos trabalhando em prol delas”, declara.


    O vereador Renato Zoroastro comenta as dificuldades de se participar de um concurso público. “É abrir mão do lazer, deixar de lado alguns compromissos familiares para estudar, abrir mão de se divertir… para poder participar desse momento tão importante de ingressar na administração pública. Nós, vereadores, prefeitos, secretários… a gente passa, mas vocês ficam. Ouro Pretos só tem a ganhar com vocês”, celebra.


    O prefeito Ângelo disse: “O funcionário concursado passa a integrar o corpo administrativo permanente da prefeitura, vocês entram por 35 anos. A Regina tem 20 anos de vereadora da Câmara Municipal, eu tenho 15 anos de prefeito por vários mandatos, e temos muitos servidores que estão há muito mais tempo, porque passaram em concurso e se efetivaram. Graças a vocês, Ouro Preto continua sendo uma grande referência, e vamos brilhar sempre mais”.

    Receba notícias do jornal O Espeto em seu whatsapp, clique aqui

    Para informar erro ou sugerir nova pauta entre em contato pelo email: oespeto@gmail.com ou 3198844-8976 ( whatsapp)