30 mil turistas são esperados para a Semana Santa em Ouro Preto


    De acordo com o prefeito Ângelo Oswaldo, a Prefeitura de Ouro Preto pretende manter viva a tradição da Semana Santa fornecendo todo o apoio possível. Também haverá eventos nos distritos de Ouro Preto Nessa semana santa comemora-se o centenário da visita dos modernistas à cidade.

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, aconteceu nesta quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024, a coletiva de lançamento da programação da Semana Santa de Ouro Preto. Além das manifestações religiosas, a celebração relembra os 100 anos da visita dos modernistas ao município, ocorrida em 1924.

    Com duração do dia 24 ao dia 31 de março, a celebração contará com um alto número de missas, vias sacras, procissões, sermões, entre outros. Somente não haverá missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar na Sexta-Feira da Paixão, e indo além do Centro Histórico, também haverá eventos nos distritos de Ouro Preto.

    O pároco da basílica, Padre Adilson Umbelino, diz que procurou organizar a programação com antecedência. O programa já estava disponível na sexta-feira anterior ao carnaval, e pela tradição, não diverge muito dos anos anteriores. “A transmissão das celebrações será feita pela empresa PA Audiovisual. Teremos uma intensa gravação para que todos possam conferir os aspectos culturais e turísticos da nossa cidade”, explica.

    De acordo com o prefeito Ângelo Oswaldo, a Prefeitura de Ouro Preto pretende manter viva a tradição da Semana Santa fornecendo todo o apoio possível. “Toda a prefeitura já está articulada para isso. É preciso uma mobilização grande para que não haja nenhuma lacuna, precisamos previamente mobilizar as pessoas”, afirma.

    Para o prefeito, Minas Gerais possui “a mais linda Semana Santa do Brasil”, tanto pelo lado cultural, artístico e estético, quanto pelo lado religioso e espiritual. “Nossas cidades históricas têm belíssimas celebrações, é interessante que cada uma delas tenha a própria personalidade e características genuínas”, declara.

    Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Sr. Flávio Malta, a Semana Santa traz uma movimentação turística muito grande para Ouro Preto. “A Semana Santa é também uma atração turística da nossa cidade, mesmo com seu caráter religioso. Queremos um número ainda maior de turistas na nossa cidade neste período”, diz. O secretário também informa que, para este ano, a expectativa é que a celebração atraia entre 25 e 30 mil turistas para o município.

    Representando a FAOP, o Sr. Juliano Moreira destaca a mobilização da fundação com a parte artística da Semana Santa. “A FAOP está muito mobilizada na feitura dos tapetes. É uma alegria muito grande para nós e para a comunidade”. Ele ainda ressalta que com os 100 anos da visita dos modernistas a Ouro Preto, o desejo é trazer elementos do passado da cidade para compôr a decoração.

    O que é o Minas Santa?
    O projeto turístico Minas Santa celebra as tradições religiosas durante a Semana Santa em todo o estado. Seu objetivo é promover as atividades religiosas dos municípios mineiros durante esse período, tornando Minas Gerais o principal destino turístico para a celebração. Além disso, o programa fornece protagonismo às expressões religiosas relacionadas à fé, e valoriza o patrimônio cultural local.

    Atualmente em sua segunda edição, o Minas Santa conta com 600 dos 853 municípios mineiros inscritos, 40 dos quais fazem parte da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. “Esse é um ato que o povo mineiro celebra. Será uma celebração com características singulares e especiais”, celebra Ângelo Oswaldo.

    Para receber notícias do jornal O Espeto em seu whatsapp clique aqui

    Para informar erro, sugerir inclusão de informação nessa matéria ou sugerir outras entre em contato com o jornal O Espeto pelo email: oespeto@gmail.com ou whatsapp 31-98844-8976