1º encontro das famílias de pessoas com deficiência em Mariana

    Iniciativa da Adem reuniu diversas famílias para falar sobre inclusão e realizar atividades interativas

    Por: Hynara Versiani e João B. N. Gonçalves

    Aconteceu no último sábado, 24 de fevereiro de 2024, no Centro de Convenções Alphonsus de Guimaraens, o 1º Encontro de Familiares de Pessoas com Deficiência de Mariana. Organizado pela Associação das Pessoas com Deficiência de Mariana (Adem) em parceria com o Projeto Cuidar de Quem Cuida, o evento durou das 9h da manhã ao meio-dia, e abordou uma variedade de temas e dinâmicas.

    Com 15 anos de experiência em medicina tradicional chinesa, o terapeuta Guilherme Gontijo iniciou o evento promovendo exercícios diversos para manter o foco, melhorar a percepção, relaxar a musculatura, entre outros. “Trabalhar esses exercícios faz até com que pessoas acamadas melhorem, o simples ato de respirar corretamente pode até evitar a falência de órgãos”, explica.

    O terapeuta esclarece que a forma correta de respirar envolve sentir a barriga se enchendo de ar, devagar. “Aprendemos que a respiração correta é manter o peito para frente e barriga para dentro, mas essa respiração é doente e forçada”, adverte, alertando que essa respiração pode causar tensão e dores no corpo. “A árvore nasce de baixo para cima, e não de cima para baixo. Você precisa encher a barriga de ar antes, e só quando não couber mais, ele vai subindo.”

    A atual presidente da Adem, Gilma Vilas Boas, explica que os exercícios de Guilherme foram trazidos não só para relaxar os participantes, mas também para fazê-los sentir presentes. “Nessa era digital, é difícil a gente se permitir esses movimentos, pensamos muito em outras coisas. Quisemos fazer esses exercícios para que vocês realmente sentissem que estão aqui antes da abertura”, esclarece.

    A ex-presidente da Adem, Rosemary Aparecida, agradece ao vice-presidente de Mariana, Cristiano Vilas Boas, por seu constante apoio à Adem. “Ele está presente em todos os eventos do setembro verde, além de ter sido crucial na aprovação da lei que reconhece a Adem como utilidade pública. Também agradeço à Gilma, que trabalha muito para a Adem continuar com os trabalhos e projetos”, reconhece.

    A assistente social da Adem, Cíntia Barbosa, dedicou uma parte do evento a falar sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, ou o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Um dos assuntos foi o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a garantia de um salário mínimo por mês à pessoa com deficiência de qualquer idade. Também são fornecidos descontos nas tarifas de energia elétrica.

    O BPC também pode ser solicitado por idosos com mais de 64 anos. Para a pessoa com deficiência, sua condição deve dificultar sua participação plena na sociedade, de maneira física, mental, intelectual ou sensorial, com efeitos por pelo menos dois anos. Também é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual a ou menor que ¼ do salário mínimo.

    No evento, Cíntia forneceu algumas dicas sobre como receber o benefício, e recomendou que os cidadãos se informem no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para esclarecer dúvidas e receber orientações sobre o cadastramento no BPC.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui