Ana Elisa Novais inaugura exposição fotográfica na FAOP : “Olhar Demora”

    A exposição é formada por fotografias tiradas pela autora ao longo de 17 anos, entre 2006 e 2023, onde a artista Ana Elisa Novais, explora o olhar prolongado sobre imagens estáticas. Profa. Ana Elisa Novais, de Passagem de Mariana foi selecionada através do edital da galeria, marcando sua estreia individual. Sua obra nos convida a mergulhar em sua jornada visual, onde o excesso de cliques se torna o caminho para uma síntese, provocando reflexões sobre o tempo entre um instante e outro. Vale muito a pena visitar. A exposição estará aberta ao público na Galeria Nello Nuno da FAOP localizada na Rua Getúlio Vargas, Rosário, n.º 185, Ouro Preto, até o dia 20 de abril.

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

              Na última sexta-feira, 1 de março de 2024, a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) estreou na Galeria Nello Nuno a exposição “Olhar Demora”, com obras produzidas pela artista e Profa. Ana Elisa Novais. A mostra é formada por fotografias tiradas pela autora ao longo de 17 anos, entre 2006 e 2023.

    A exposição “Olhar Demora” explora o olhar prolongado sobre imagens estáticas. Ana Elisa Novais nos convida a mergulhar em sua jornada visual, onde o excesso de cliques se torna o caminho para uma síntese, provocando reflexões sobre o tempo entre um instante e outro.

    A arte e produção gráfica, assinadas por Clarice Lacerda, complementam a exposição, proporcionando uma experiência visual envolvente e lúdica. O conjunto de obras cria uma narrativa visual que transcende a aceleração imposta pelo cotidiano, convidando o espectador a explorar um tempo próprio, moldado pelo olhar atento da fotógrafa.

    Ana Elisa expressa sua felicidade e empolgação por ser selecionada através do edital da galeria, marcando sua estreia individual. Ela destaca suas experiências anteriores em exposições coletivas, incluindo participações na Universidade Federal de Minas Gerais, com a exposição “Espaço de um instante”.

    Em relação a uma das principais obras da exposição, intitulada “Morada”, ela revela que a ideia começou com a captura de números para testar composições, explorando a ideia de que os números das casas definem lugares. Ao longo dos anos, ela expandiu essa ideia para criar uma coleção que retrata a vida de famílias por fachadas e números, quase como um álbum de figurinhas.

    Quanto ao conceito da exposição, Ana Elisa explica que tem em vista provocar uma reflexão sobre as temporalidades presentes nas imagens estáticas, convidando os espectadores a experimentar uma espécie de narrativa cinematográfica através das fotografias. A exposição “Olhar Demora” estará aberta ao público na Galeria Nello Nuno, localizada na Rua Getúlio Vargas, Rosário, n.º 185, Ouro Preto, até o dia 20 de abril.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui