Padre Guilherme do Carmo : um exemplo a ser seguido
           

    Por Merania Oliveira


    Pe. Guilherme educa os torcedores mineiros que participam das suas missas. Segundo ele, “é preciso saber ganhar e saber perder respeitando seu próximo. Na vida se perde e se ganha”. Ele ao finalizar suas missas pedia aos torcedores do time perdedor para baterem palmas para o time ganhador.

    Padre Guilherme do Carmo Neto é da zona rural de Oliveira e tem um modo especial de anunciar a palavra de Deus e a mensagem evangélica. Com seu jeito mineiro, prudente, observador e de inteligência emocional aguçada, esse sacerdote, vocacionado para pregar a palavra de Deus, consegue levar a todos que o cercam a palavra de Cristo.


    Padre Guilherme sempre deixou suas marcas por onde foi pároco. Primeiramente, trabalhou em Betim na Paróquia Coração de Maria – Mãe dos Missionários. Depois, foi transferido para Sabará junto à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Agora, por fim, deixou a Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora e a Comunidade de Nossa Senhora Aparecida, onde atuou desde 2014, para assumir, no próximo 03/03, a Paróquia São Paulo Apóstolo, em uma cerimônia solene às 19h.


    Fiéis da Paroquia N. S. Auxiliadora comentaram que, antes da chegada dele à Paróquia, a comunidade era triste, a Igreja era vazia e os Jovens e as crianças quase não participavam das atividades de fé. Com a chegada de Pe. Guilherme, tudo mudou, graças ao seu compromisso com o ministério sacerdotal. Ele é, verdadeiramente, um pastor! Uma dessas mudanças veio com o incentivo dado por ele aos paroquianos para lutarem na vida com garra e serem comprometidos com o que fazem.

    Às crianças e aos jovens, ele mostrou a importância dos estudos e, aos adultos, de darem o exemplo de honestidade, trabalho e fé.
    Pe. Guilherme sempre diz aos seus paroquianos: “Bens adquiridos para nosso conforto com honestidade, trabalho, sem prejudicar o outro, são abençoados por Deus. Invasões para conseguir aquilo que não é seu, que não é fruto de seu trabalho, não agrada a Deus.”


    O que chama atenção sobre esse religioso é o seu jeito didático de exercer seu ministério na Igreja. Ele é um líder que prega com sabedoria o evangelho de Cristo e, ao mesmo tempo, sabe ouvir os fiéis e conduzi-los com amor. O resultado disso é uma Paróquia com muitos leigos ativos e atuantes. Por onde passou, os fiéis sempre o ajudaram. Talvez ele seja o padre que conseguiu ter mais agentes pastorais no Brasil, pois em todas as paróquias onde exerceu seu ministério ele sempre teve mais de trezentos agentes pastorais.


    O pároco que arrebanha e cuida dos fiéis da Igreja de Cristo criou um diploma Honra ao Mérito para fiéis que fazem parte dos Conselhos Comunitários Paroquias e que se destacaram nas suas funções. Mereciam essa honraria todos os conselheiros que perseverassem no conselho por, no mínimo, dois anos, que participassem de TODAS as reuniões e se dedicassem às atividades da paróquia, atuando, também, na comunidade N. S. Aparecida.


    O primeiro evento em que compareci, em 25/01/2021, além dos conselheiros (todos muito elegantes) e seus familiares, participaram também três convidados que transmitiram mensagens de incentivo e de fé aos agraciados. Tudo isso para valorizar o esforço, a dedicação e o precioso trabalho de cada conselheiro.

    Com Pe. Guilherme a paróquia sempre realizou um rico trabalho de catequese, com jovens no curso de crisma, no encontro de jovens e com crianças participativas.
    Outra forma cristã de educar que o pároco usava era: no término das suas missas, devido a rivalidade entre atleticanos e cruzeirense, quando o Cruzeiro ganhava do Atlético ou vice-versa, ele comentava sobre a importância de se respeitar o adversário.


    Segundo ele, “é preciso saber ganhar e saber perder respeitando seu próximo. Na vida se perde e se ganha”. Então, ele pedia aos torcedores do time perdedor para baterem palmas para o time ganhador. Todos riam muito e, assim, Pe. Guilherme educa os torcedores mineiros que participam das suas missas.

    Ouvi do Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Dr. Caetano Levi Lopes – participante com a sua família de algumas missas dominicais do Pe. Guilherme – que “a Paróquia de Confisco, com a chegada do Padre, tornou-se o maior bem daquele bairro pelo trabalho dele em prol das comunidades”. É admirável a organização, a alegria e a união de todos os que trabalharam com ele em Confisco.


    Na sua última missa de despedida como pároco, em Confisco, houve tanto choro dos fiéis (adultos, jovens, adolescentes e crianças), que foi uma grande comoção. Padre Guilherme abraçou cada um calmamente, como sempre fez após suas celebrações. Os paroquianos fizeram campanhas nas redes sociais, enviaram e-mails, e lutaram como puderam para que seu pai espiritual continuasse ali com eles, mas o Arcebispo Dom Walmor de Oliveira não cedeu.


    O desejo é de que todas as comunidades cristãs possam ter como líder espiritual um representante de Cristo do nível, do preparo e do engajamento sacerdotal do Pe. Guilherme.
    Parabéns, aos fiéis da Paróquia São Paulo Apóstolo por ganharem um verdadeiro representante de Cristo, que sabe amar, respeitar e ajudar o seu semelhante na pessoa de Cristo!

    Merania Oliveira é Jornalista

    Fotos : reprodução facebook

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui