O Vereador Leitão entrou com indicação nº 112/2024 para que os moradores de Monsenhor Horta, no total de 11 famílias, atingidas pela enchente, ocorrida dia 19 de janeiro de 2024, recebam auxílio financeiro nos moldes que a prefeitura de Mariana pagou aos moradores do Barro Preto em 2023, no valor de R$ 10.000,00 . A indicação foi aprovada dia 05 de fevereiro de 2024 por todos vereadores e encaminhada posteriormente a Prefeitura de Mariana.
Os moradores de Monsenhor Horta, distrito há 22 KM de Mariana, enfrentaram uma grande enchente na noite de 19 de janeiro de 2024. Devido a fortes chuvas o Ribeirão do Carmo transbordou, saiu das margens e alagou casas de 11 famílias que perderam móveis, aparelhos domésticos, animais, além de ter as casas cheias de lama. Felizmente ninguém se afogou ou foi levado pela correnteza.
O prefeito de Mariana Sr. Celso Cota na época, disse que: “Ontem, ( 19/01/2024 ) uma chuva intensa transbordou o Ribeirão e provocou alagamento em residências e ruas de Monsenhor Horta. Nossas equipes de assistências e infraestrutura atuaram prontamente para acolher e ajudar a nossa gente. Estamos mobilizados para garantir a limpeza do distrito e o bem-estar da população. Minha solidariedade aos moradores.”
Também o Coordenador da Defesa Civil de Mariana Sr. Stoppa se pronunciou a época e alertou os moradores sobre o risco de mais chuva : “A recomendação é para que a população que mora perto de áreas de risco para deslizamentos e alagamentos, se atente ao nível de água dos rios e córregos e a qualquer movimentação de terra.”
O vice prefeito de Mariana Sr. Cristiano Vilas Boas foi até o local da enchente junto a equipe da Prefeitura em Monsenhor Horta. Ele disse na época que a prioridade é que todos se empenhassem na limpeza, desinfecção das casas e no apoio e assistência às famílias.
Logo após a enchente, no dia 25 de janeiro de 2024, o Vereador Leitão protocolou indicação nº 112/2024 solicitando que a Prefeitura pagasse auxílio financeiro as famílias atingidas em Mons. Horta nos moldes do que foi feito com moradores do Barro Preto ( bairro de Mariana ) atingidos por inundação ano passado, em 12 de fevereiro de 2023.
O vereador Edson Agotinho de Castro Leitão, se referiu na sua indicação ao Projeto de Lei nº 31/2023 de 03 de abril, de sua autoria quando prefeito, que foi aprovado pela Câmara e permitiu a criação do auxílio Financeiro Emergencial de dez mil reais voltado à mitigação dos impactos e dos prejuízos patrimoniais causados às 44 famílias residentes na Travessa Monsenhor Rafael Coelho e adjacentes vítimas das chuvas iniciadas em janeiro de 2023. O valor, segundo a lei, destina-se a auxiliar as famílias a compra de peças de vestuário; de produtos de higiene pessoal; produtos de limpeza e higienização de ambientes; compra de alimentos; móveis; eletrodomésticos e utensílios domésticos.
Vereador Leitão espera que sua indicação seja atendida pela Prefeitura de Mariana, e os moradores das famílias atingidas pela enchente em Monsenhor Horta dia 19 de janeiro de 2024 recebam o mesmo benefício do auxílio financeiro de dez mil reais que os moradores do Barro Preto.
Clique aqui para receber notícias do jornal O Espeto em seu Whatsapp gratuitamente.