Biblioteca Municipal Benjamim Lemos, Casa de Cultura e UFOP através do Programa de Pós-Graduação em Letras com o projeto “Vozes e Letras”, fizeram parte das atividades da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas
Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani
Aconteceu nesta quinta-feira, 14 de março de 2024, a sexta edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas. Em Mariana, o evento se dividiu em dois espaços com diferentes temáticas, o primeiro foi realizado na Biblioteca Municipal Benjamim Lemos, enquanto o segundo ocorreu na Casa de Cultura.
Na Biblioteca Municipal Benjamim Lemos, ocorreu uma noite de jogos, que atraiu crianças, jovens e adultos. A atmosfera era de aprendizado e diversão, onde todos puderam mergulhar em diferentes universos através dos jogos disponíveis.
Estagiária da biblioteca, Larissa Lacerda diz que o funcionamento das cinco da tarde às nove da noite foi pensado para receber aqueles que trabalham durante o dia.
A estagiária conta que a biblioteca pretende, através da proposta lúdica de uma noite de jogos, mostrar ao público as possibilidades do espaço. “Poucas pessoas sabem que aqui tem jogos e área infantil. Normalmente, há essa ideia muito fechada que a biblioteca é só para vir e pegar o livro. Então, divulgar esses jogos, para as pessoas saberem que têm acesso a eles”, explica.
Já na Casa de Cultura, uma parceria entre a Academia Marianense de Letras, o Museu Alphonsus de Guimaraens e o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) trouxe à luz o projeto “Vozes e Letras”, com a oficina “O recurso imagético no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa escrita para surdos: estratégia possível”, ministrada pela professora Vanessa Souza.
O professor José Benedito Donadon Leal informa que o projeto tem dado bons resultados, tanto para a Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, onde se classifica como projeto de extensão no grau de mestrado, quanto para a comunidade. “Trabalhamos em um único sentido de fazer com que a literatura, a linguística, e no caso específico do encontro de hoje, o letramento de sinais, sejam acessíveis a todos”, afirma.
O professor Benedito ressalta que esse foi o último encontro do lote atual, porém, já na próxima semana, o grupo apresentará um novo projeto para continuidade em 2024. “Esperamos que o evento de hoje faça o letramento de sinais ultrapassar os muros das escolas e pertencer a todos nós, como uma ferramenta do dia a dia, para a integração de todos, sem qualquer preconceito, sem qualquer limitação”, declara.
Bernardo Nascimento, membro do Departamento de Letras da UFOP, relata que o Vozes e Letras visa trazer para a comunidade externa à universidade temas desenvolvidos dentro do programa Estudos da Linguagem. O programa é parte do Programa de Pós-Graduação em Letras (POSLETRAS) da UFOP. “Selecionamos pesquisas em andamento que são de interesse para o público externo, sobretudo professores da Educação Básica, nosso público alvo”, esclarece.
Prof. Bernardo destaca que o foco do projeto está nas rodas de conversa, “Um dos princípios da extensão é a interação dialógica. Então, tem que haver um diálogo, tem que haver uma troca com a comunidade externa”, explicita. Para o professor, o formato de oficina também funciona, por envolver os participantes em atividades práticas.
A Sexta Noite Mineira de Museus e Bibliotecas não acontece somente em Mariana, mas em 44 municípios por toda Minas Gerais. A iniciativa é promovida pelo Governo de Minas Gerais através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult/MG), por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade (SBMEC), recebeu apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (Dimus).
Na Noite Mineira de Museus de 2024, o evento alcançou 47% a mais de cidades em comparação com as edições anteriores. Lançado em junho de 2023, a Noite Mineira registrou em 2023 uma participação média de 30 municípios, enquanto este ano, 44 municípios estiveram envolvidos.
Controle de qualidade e contato : Para informar erro, sugerir inclusões, correções, solicitar esclarecimentos ou indicar futuras pautas entre em contato com o jornal O Espeto pelo email: oespeto@gmail.com ou whatsapp: 31-98844-8976
Para receber diretamente no seu celular whatsapp mande mensagem para 31-98844-8976 .