Inovação em Ouro Preto: Obras do Hub Francisca Mina avançam

    As obras do Hub de Inovação Francisca Mina estão em andamento, marcando o início deste projeto inovador em Ouro Preto. O espaço é o resultado da colaboração entre o IFMG – Campus Ouro Preto, Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (ADOP) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura Municipal e representa um esforço conjunto para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e promover um empreendedorismo mais coletivo na região.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    O Hub de Inovação Francisca Mina, é uma iniciativa do Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE), e uma ferramenta do município para construir soluções inovadoras, incubar empresas e projetos que promovam respostas tecnológicas para os diversos problemas da cidade. Para além dessas ações, o Hub vem somar com o Espaço Maker, do IFMG, para a promoção de um ambiente mais inovador e tecnológico, além de fomentar a diversificação econômica de Ouro Preto.

    O antigo galpão de materiais do Campus é o local que recebe o Hub. Essa estratégia simboliza não apenas um espaço físico, mas uma iniciativa que busca revitalizar e aproveitar os recursos já existentes para promover a inovação e o empreendedorismo na comunidade. 

    O objetivo do Hub gira em torno do impulso do empreendedorismo coletivo em Ouro Preto. Ao unir o conhecimento técnico do Campus Ouro Preto, uma visão inovadora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia e a participação ativa da comunidade, o Hub se apresenta como um ecossistema propício ao florescimento de ideias colaborativas e empreendimentos que transcendem o individualismo. 

    Articulações e parcerias do Hub Francisca Mina

    Semanas intensas de articulações e parcerias! O Campus Ouro Preto recebeu, no final de fevereiro, o gerente do Departamento Regional da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Wadson Ribeiro, e o diretor de Ciência, Inovação e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto, Kelson Douglas. O encontro foi marcado por discussões sobre potenciais parcerias e oportunidades de financiamento para projetos inovadores.

    Ressaltando a importância da soma de esforços e do trabalho em cooperação, Wadson Ribeiro destacou a existência de editais abertos em diversas áreas, inclusive aqueles destinados à infraestrutura de laboratórios. “É muito importante aproximar a FINEP do Campus Ouro Preto, sobretudo para que possamos desenvolver o hub de tecnologia e fazer com que, a partir da inovação tecnológica e de investimento, possam também alcançar o melhor desenvolvimento para Ouro Preto e toda a região”, enfatizou.

    Entre os principais pontos debatidos, destacam-se os caminhos para captação de recursos de subvenção econômica visando ao desenvolvimento de produtos e processos inovadores. Além disso, foi discutida a viabilidade de se promover um evento de integração entre IFMG, FINEP e setor industrial, visando fortalecer a colaboração entre academia e mercado.

    O Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE) tem governança entre Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (ADOP), Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CONDES) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, da Prefeitura de Ouro Preto.