Moradores da ocupação Vila Serrinha arrecadam 60 mil e pavimentam rua

    “Projeto Formiguinha”: o morador Bruno Ferreira um dos líderes do projeto, destacou a importância do trabalho em conjunto e o impacto positivo que a obra de pavimentação trouxe para a Vila Serrinha. “Toda a obra foi feita por mão de obra voluntária e por meio de doações” afirma.

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Na noite do último sábado, 16 de março de 2024, os moradores da Vila Serrinha, ocupação construída no bairro Cabanas, celebraram a inauguração de uma nova via de acesso construída pelas próprias mãos da população. A obra, que pavimentou a rua com bloquetes, foi iniciada em janeiro e concluída em pouco mais de três meses, marcando um marco significativo para a comunidade.

    Por meio do “Projeto Formiguinha”, os moradores levantaram R$60 mil em doações que foram utilizadas para comprar os materiais necessários para o encanamento da rua e para a pavimentação da via. Somente para a compra dos bloquetes foram arrecadados R$30 mil, além de mais de 100 toneladas de pó de brita.

    Um dos líderes do “Projeto Formiguinha”, o morador Bruno Ferreira, destacou a importância do trabalho conjunto e o impacto positivo que a obra trouxe para a Vila Serrinha. Ele enfatizou o esforço coletivo dos moradores, que contribuíram não apenas financeiramente, mas também com sua mão de obra e dedicação ao longo de todo o processo.

    Para Bruno Ferreira, a inauguração da via de acesso marca uma nova etapa na vida da comunidade. “A vida nunca será a mesma. A Vila Serrinha tem um antes e um depois, tem um antes de uma história que a gente não tinha esperança e hoje a gente tem esperança”, disse.

    O morador Webster Gonçalves ressaltou a importância de dar continuidade à obra pelo poder público, considerando-a um bem público essencial para a comunidade. Ele enfatizou que a rua pavimentada não apenas melhora o acesso dentro da vila, mas também contribui para desafogar o trânsito no bairro Cabanas, além de facilitar o acesso ao distrito de Passagem de Mariana e à Rodovia dos Inconfidentes.

    Rua principal da Vila Serrinha antes das obras, mas já com instalação de canos para rede hidráulica.

    Moradores executando obras de pavimentação e rede hidráulica da rua da ocupação Serrinha

    Rua principal depois das obras : recebe trânsito de Passagem para Cabanas e se torna alternativa para desafogar do grande número de veículos . A prefeitura em várias gestões tem estudos para construir uma alternativa para o trânsito pesado das Cabanas, apensar da desapropriação do terreno por 8 milhões em governo anterior, nada foi feito apesar da cobrança da Câmara de Mariana, até visita técnica os vereadores fizeram.

    Porém o que vemos é o próprio povo criando criando bairros e alternativas para melhor qualidade de vida em muitos casos, com esse.

    Não podemos deixar de lembrar que o local se trata ainda de uma ocupação, ou seja a posse ainda não está regularizada o que impede que a Prefeitura de Mariana atue, primeiro tem que legalizar para a Prefeitura atuar. Hoje temos o REURB, que é o programa da atual gestão da Prefeitura para regularizar áreas de moradia para assim poder atuar. O REURB ainda é novidade e foi lançado há pouco tempo, com esperança de trazer regularização de terras e melhorar o local que depois da regularização, poderá receber investimentos públicos.

    Controle de qualidade e contato com o leitor : Para informar erro, ou pedido para inserir algum dado ou argumento contraditório, ou ainda sugerir novas matérias envie um email para oespeto@gmail.com ou pelo zap 31-98844-8976

    Para receber nossas notícias do jornal O Espeto faça parte de nossos grupos de whatsapp , clique aqui