Câmara estuda implantação de ônibus exclusivo para mulheres em Mariana

    ÔNIBUS FEMININO- Na manhã desta segunda-feira (18) as Comissões se reuniram com as Secretarias de Administração e Segurança Pública; Demutran; procuradoria do município e empresa Transcotta para seguir no debate sobre o projeto de lei n 24/2024. O PL é de autoria da vereadora Sônia Azzi, e após a última reunião das Comissões, também é assinado pelo vereador Ricardo Miranda.

    Durante a reunião, foi debatido sobre a aplicabilidade da proposta de implantação de um ônibus exclusivo para mulheres em horários de maior lotação no transporte público, para proteger as usuárias do Tarifa Zero de assédio sexual. Todos se posicionaram a favor da medida, no entanto, será necessário um estudo junto à Transcotta para mensurar o número de mulheres que utilizam os ônibus todos os dias, quais as linhas e se será preciso um aumento da frota para atender essa demanda.

    Atualmente, seguindo a lei orgânica do município, não é permitida aprovação de leis que gerem custo para o município. Por isso, esse estudo será determinante para o futuro do PL, que já conta com opinião favorável das Comissões. Texto Câmara Municipal de Mariana.